Educação infantil em ação / Movimentos do currículo: prefeitura de Aracruz realiza Formação de Oficinas Temáticas

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promove nesta terça-feira (03/09), na Emef Placidino Passos, turnos matutino e vespertino, uma Formação de Oficinas Temáticas (Educação infantil em ação / Movimentos do currículo). O evento envolverá 700 profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, que serão divididos em dois grandes grupos, sendo 350 pela manhã e outros 350 à tarde.
Ao longo dessa gestão (2017-2020), o Governo Municipal vem desenvolvendo diálogos, em rede, sobre o Currículo Municipal/Estadual e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no que se refere Às concepções educacionais e à nova organização curricular para a etapa da educação infantil.
Com a adesão do município de Aracruz ao currículo do Estado do Espírito Santo, vários debates têm sido realizados acerca desses documentos, seus pressupostos e concepções, entre eles: Educação Integral (visão plural, singular e integral do sujeito); Educação Inclusiva, desenvolvimento de competências/habilidades e autonomia, refletindo as seguintes questões: o que esses pressupostos/concepções têm a ver com a prática docente na educação infantil? Como garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento à criança estabelecidos pela BNCC? Como garantir a progressão dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a partir do trabalho com os campos de experiências? Qual é o papel do profissional da educação frente aos novos desafios para o século XXI ?
Dando continuidade a esses e outros questionamentos a equipe técnica de Educação Infantil da Semed, realiza essa formação com a proposta de oficinas temáticas, envolvendo diversos profissionais. Desta forma, diretores, pedagogos, professores, monitores, cuidadores, APEB´s e estagiários, estarão juntos, mais uma vez, fortalecendo os movimentos formativos em rede na direção de um trabalho mais unificado, com foco no desenvolvimento e garantia da aprendizagem das crianças.
A proposta para cada oficina é relacionar teoria e prática no contexto educacional, dialogando com os colegas as abordagens necessárias para se evidenciar movimentos que fortaleçam as ações pedagógicas no cotidiano escolar. As temáticas abordadas nas oficinas são:
1. Ser professor de creche – cuidar, educar e brincar – uma única ação - Professora Adriana Alves dos Santos Abud (Especialista em Educação Infantil/Gestão Educacional).
2. Ler e escrever na Educação Infantil - Professora Lucimara Vitória Machado Loureiro (Especialista em Psicopedagogia Institucional).
3.Matemática no dia a dia da Educação infantil - Professora Welida Cristina Beja Freitas Capucho (Especialista em Educação Infantil).
4.Corpo em movimento na Educação Infantil - Professora Lorena Nascimento Gustavo Reis (Especialista em Educação Infantil) e Professora Marinice Maziero (Especialista em Psicopedagogia Institucional).
5.Onde está a música e a arte na Educação Infantil? - Professora Eliane Freitas (Mestre em Educação e Linguagens).
6.Educação Especial na eEucação Infantil: dos limites às possibilidades - Professora Daniele Lozer (Especialista em Educação Especial/Autismo e Ensino Estruturado no modelo Teacch – Graduando), Mara Ivone Ghidethi Rocha (Especialista em Educação Especial /Artes na Educação) e Michelle Aparecida Bustamante (Especialista em Educação Especial Inclusiva/Educação Especial com ênfase em deficiência mental/Educação Física Escolar).
7. O equilíbrio das emoções no ato de educar e cuidar - Professora Mara Oliveira (Especialista em Educação Especial).
8. Registros na Educação Infantil: um olhar sobre a criança - Professora Viviane Reis (Mestre em Ciências da Educação).
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