Prefeitura de Aracruz participa do lançamento dos Programas de Qualificação da Atenção Primária à Saúde

O prefeito Jones Cavaglieri esteve no Palácio Anchieta, em Vitória, na tarde desta quinta-feira (01/08), para participar da apresentação do novo modelo de gestão para a rede de saúde do Espírito Santo. Participaram da solenidade o Governador Renato Casagrande, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a Secretária de Saúde Clenir Avanza, Deputados Estaduais e Federais, e demais autoridades.
O lançamento do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde e novos sistemas de informação vem com o objetivo de agilizar, inovar e qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Dentro do pacote de ações do Programa, quatro estão relacionadas à área da Tecnologia da Informação e Inovação, e outras três na área da formação profissional e provimento.
Também foram apresentados os editais para seleção de médicos no Programa Estadual de Formação de Especialistas para o SUS, e para a contratação de médicos supervisores especialistas em Medicina de Família e Comunidade, que atuarão no corpo docente do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
Durante o evento houve ainda o anúncio de um investimento de R$ 9,4 milhões para aquisição de cerca de 3 mil computadores que equiparão os consultórios médicos, salas de vacina e recepções das unidades básicas de saúde nos municípios. Serão beneficiados municípios que aderirem ao prontuário eletrônico e que tenham consultórios médicos sem computadores, dando a possibilidade para a implantação do Prontuário Eletrônico (e-SUS AB) nas Unidades Básicas de Saúde de todos os 78 municípios do Espírito Santo.
A Secretária de Saúde Clenir Avanza comentou sobre a presença da comitiva de Aracruz, que também participou, na parte da manhã, de uma reunião junto à Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). “Participamos de uma reunião da Amunes que serviu para que os prefeitos e técnicos da Saúde entendessem o que é a regulação formativa, principalmente para os municípios que são Polos, como Aracruz, que agora passar a referenciar outros cinco municípios da região central. Com a assinatura desse convênio do Governo do Estado com os municípios, toda rede de atenção básica será informatizada, além de estabelecer as residências médicas. Aracruz será um dos municípios que terá o projeto-piloto de residência médica e de regulação formativa”, comenta.
O prefeito Jones Cavaglieri comemorou a assinatura que contemplará o município, que é referência em saúde. “Com a otimização da Atenção Básica damos mais qualidade de vida ao cidadão aracruzense e da nossa região, evitando futuros problemas de saúde. E com essa informatização, daremos acesso ao Estado aos dados de forma instantânea, o que gerasegurança para os médicos e seus pacientes”, disse.
![]() |
![]() |
![]() |
Tecnologias
Com relação aos novos sistemas de informação, as propostas apresentadas visam organizar a metodologia aplicada nos acolhimentos na Atenção Básica e na Atenção Especializada Hospitalar, melhorando o atendimento ao usuário do SUS e oferecendo maior agilidade e eficiência nos processos. Foram apresentados ainda os aplicativos e-SUS AB (Atenção Básica); o e-SUS VS (Vigilância); e o e-SUS REG (Regulação).
- e-SUS AB: Sistema informatizado de Prontuário Eletrônico disponibilizado pelo Ministério da Saúde será ampliado pelo Governo do Estado, reduzindo custos de implantação para os municípios. Além disso, serão adquiridos computadores para os consultórios médicos das unidades básicas de saúde dos municípios.
- e-SUS VS (Vigilância): permitirá uma comunicação imediata de agravos de saúde, tais como: dengue, sarampo, tuberculose, diarreias e outros. Com isso, as Secretarias Municipais de Saúde poderão tomar providências mais rápidas no combate de doenças e epidemias.
- e-SUS REG (Regulação): irá interligar diretamente os médicos da Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde, com os médicos especialistas. Isso proporcionará um atendimento de melhor qualidade e facilitará o acesso da população aos exames e às consultas com especialistas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro