Prefeitura de Aracruz intensifica ações de combate ao sarampo

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), com o objetivo de intensificar as ações de combate ao sarampo no município, realiza no próximo sábado (20/07), das 7 às 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde, o “dia D” de vacinação. Um posto volante no Shopping Oriundi também estará aberto das 9h às 16 para facilitar o acesso à dose de imunização. A ação é uma oportunidade para as pessoas que ainda não são imunizadas e que não conseguem ter tempo de tomar a vacina durante a semana.
A Vigilância Epidemiológica tem realizado o monitoramento ininterrupto no município quanto à circulação de todas as doenças. Esta campanha vem para proteger a população, considerando a possibilidade da reintrodução do sarampo no município, como já se verifica em outros locais do país.
A Vacina de Tríplice Viral é segura e a única forma de se prevenir contra o sarampo. Os principais grupos de riscos são as pessoas de 12 meses a 49 anos de idade. Os adolescentes, adultos (homens e mulheres), no contexto atual do risco de importação de casos, também devem se vacinar.
Os profissionais de Saúde da Rede Pública ou Privada também devem estar imunizados, considerando a possibilidade de contato com pessoas infectadas. Pessoas de até 29 anos de idade que não apresentarem registro da vacina, é necessário que tomem duas doses com intervalo de no mínimo 30 dias, entre uma dose e outra. Já pessoas de 30 a 49 anos, que não houver registro, é necessário receber apenas uma dose da vacina de tríplice viral.
Vacina disponível também durante a semana
A Vacina de Tríplice Viral está disponível em todas as unidades de saúde durante a semana, das 8 às 17 horas. A população alvo da campanha deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, levando seu cartão de vacinação, que será avaliado e atualizado conforme recomendações do calendário básico de vacinação.
Pessoas acometidas pela doença apresentam febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantema), tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca.
O vírus ainda circula em várias regiões do país, além disso a baixa imunização da população brasileira, que vem decaindo nos últimos anos, contribui para a volta da circulação do vírus, por isso a população deve ser vacinar. Segundo Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), não há registro de caso confirmado de Sarampo no Espírito Santo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro