Prefeitura de Aracruz lança projeto que une meio ambiente e cidadania em praças públicas

Nesta quinta-feira (04/07) a Prefeitura de Aracruz apresentou um projeto cujo objetivo é levar atividades com temáticas ambientais e de cidadania para praças públicas do município. O programa foi apresentado no gabinete do prefeito Jones Cavaglieri e envolve as Secretarias de Educação (SEMED), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), Obras e Infraestrutura (SEMOB), Meio Ambiente (SEMAM), Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), Turismo e Cultura (SEMTUR) e Esporte, Lazer e Juventude (SEMESP), além da Parceria pela Valorização da Educação (PVE).
O projeto “Meio Ambiente e Cidadania” pretende desenvolver atividades como feira literária, contação de histórias, plantio de mudas, teatro e apresentações esportivas e culturais, envolvendo a comunidade e o poder público. O principal objetivo é desenvolver o senso crítico de alunos da Rede Pública Municipal, para que sejam protagonistas de sua história, respeitando direitos e deveres dentro e fora da escola.
“Essa ação foi pensada para que nós pudéssemos envolver a comunidade na conservação do patrimônio público. Dentro desse projeto as pessoas poderão fazer o plantio de mudas no próprio bairro em que moram, e prefeitura, com as equipes das secretarias, vai contribuir com a manutenção e reparos necessários para entregar as praças revitalizadas, com a participação de todos, e também desenvolver habilidades e potencial criativo de moradores do local”, explicou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Ainda de acordo com o prefeito, a ideia é fazer com que os moradores compreendam o espaço público como bem da comunidade. Essa percepção é uma forma de valorizar o bairro e também estimular a participação popular na gestão municipal. “As comunidades precisam se apropriar das praças, que é patrimônio deles. Eles vão tomar conta desses locais, o que para o município é muito importante, contribuindo até mesmo na economia com gastos em reparos de bens públicos que foram danificados a partir de práticas de vandalismo”, comentou Jones.
Para além dessa questão, por meio do projeto a Prefeitura de Aracruz também espera proporcionar momentos de interação e conhecimento sobre sustentabilidade e promover o acesso à leitura principalmente por meio de redes sociais.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro