Aracruz será o 11º município no Espírito Santo a contar com o Projeto Farmácia Cidadã

O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da Secretária de Saúde Clenir Avanza, recebeu em seu Gabinete na manhã desta terça-feira (25/06), a Coordenadora das Farmácias Estaduais, Lais Postay, a Gerente Estadual de Assistência Farmacêutica, Gabrieli Freitas e a Superintendente Regional de Saúde Cybeli Pandini (SESA) para conhecer a proposta do Projeto Farmácia Cidadã do Espírito Santo.
Esse projeto vai ampliar o acesso aos medicamentos e aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo. Trata-se de um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo.
Desta forma Aracruz proporcionará uma melhoria considerável da humanização, agilidade e qualidade no atendimento prestado aos usuários dos medicamentos, além de ampliar o acesso aos tratamentos. Os medicamentos que estarão disponíveis pertencem ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que consiste em uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicadas pelo Ministério da Saúde.
Além de Aracruz, que vai sediar a Farmácia Cidadã, por meio dela ainda serão atendidas as cidades de Fundão, Santa Teresa, Ibiraçu e João Neiva. O município Aracruzense vai receber anualmente 30 milhões de reais em medicamentos de alto custo. O estado ainda vai arcar com o deslocamento dos remédios e a capacitação da equipe. Já Aracruz será responsável por oferecer o espaço físico e equipe, que será composta por cinco farmacêuticos, sete servidores administrativos, além de um assistente social e um auxiliar de serviços gerais.
“Nós sempre estaremos próximos, no que diz respeito às questões de gestão de equipe, do estoque, treinamento, compras, programação e entrega dos remédios. Toda essa logística será do Governo Estadual. Nossas farmácias possuem o maior índice de cobertura do Brasil, com 98% de manutenção de estoque, sendo referência a nível nacional, destaca a Gerente Estadual de Assistência Farmacêutica, Gabrieli Freitas.
Público Alvo
Gabrieli ainda explicou como as pessoas podem adquirir os medicamentos oferecidos pela Farmácia Cidadã, que atenderá o público em geral. “A população em si poderá ter acesso aos remédios. Os medicamentos oferecidos são diferentes daqueles ofertados nas Farmácias Básicas e Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de medicamentos especializados, conhecidos como os de alto custo, para aquelas patologias onde já se tentou o tratamento por vias mais simples, porém sem melhorias. Para a aquisição desses medicamentos de componentes especializados existem protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas a serem seguidas, seja as do Ministério da Saúde, ou da lista complementar publicada pelo Estado do Espírito Santo. Temos normas a seguir e documentações a serem colhidas e analisadas, o que é muito diferente da dispensa de medicamentos feita nas Farmácias Básicas”, explica.
A Secretária de Saúde Clenir Avanza comentou sobre o que achou da proposta do projeto. “Eu achei a proposta bastante viável. Nossa Unidade de Saúde de Guaxindiba é muito boa e com um espaço enorme. São quatro pistas, com fácil acesso e que comportará facilmente essa farmácia, pois temos toda infraestrutura necessária, com ambiente limpo e pintado”, diz.
Após a apresentação do projeto todos foram visitar as estruturas da Unidade de Saúde de Guaxindiba. No retorno ao gabinete, desta vez com a participação de vereadores, o prefeito Jones Cavaglieri e a Secretária Clenir Avanza assinaram o protocolo de intenção para a aquisição da Farmácia Cidadã, que funcionará, de segunda a sexta, das 7hs às 17h, em data ainda a ser definida. Desta forma Aracruz se tornará a 11ª cidade em todo o estado do Espírito Santo a contar com esses serviços.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte