Alunos do CMEI Paulo Freire aprendem sobre a produção de mel com a Associação de Apicultores de Aracruz (APIARA)

A Associação de Apicultores de Aracruz (Apiara) esteve nesta terça-feira (18/06) no CMEI Paulo Freire para apresentar o projeto “Zum Zum Zum da Abelha”, uma ação que ocorre em parceria com o Estaleiro Jurong levando aos alunos conhecimento dessa tradicional atividade do município.
Os membros da Apiara apresentaram vídeos educacionais e fizeram demostrações da extração do mel. Segundo o Diretor Geral da escola, Stherson Dias de Almeida, a iniciativa de levar esse conhecimento aos alunos surgiu em uma das reuniões do Conselho Escolar. “Um dos associados da Apiara faz parte do nosso Conselho Escolar. Em uma de nossas reuniões fiz a proposta para a Associação trazer suas atividades aos nossos alunos, com seus materiais informativos e videodocumentários sobre a produção do mel e a importância da abelha. Eles trouxeram até um trailer com os equipamentos e instrumentos para demostrar a extração do mel, como a centrífuga e o fumegador”, explica.
O prefeito Jones Cavaglieri compareceu à escola e falou da importância em passar esse assunto aos estudantes. “Resolvemos fazer essa demostração como forma de oferecer mais conhecimentos e demonstrar às nossas crianças as atividades que temos com relação à apicultura, além de conscientizá-los sobre a atividade da abelha que é inofensiva. Essa palestra é muito importante pois as abelhas, além de produzir alimento de qualidade, que é o mel, fazem a polinização durante a floração, tanto do café, quanto do eucalipto e plantas frutíferas, aumentando assim, sua produção. Com relação ao mel, temos uma produção muito forte em Aracruz. Hoje estamos em segundo lugar no Espírito Santo como o município que mais produz mel”, ressalta.
O vice-presidente da Apiara, Monir José da Silva, falou da parceria desse projeto. “Nós desenvolvemos o projeto Zum Zum Zum da Abelha junto às escolas, em parceria com o Estaleiro Jurong levando ações de conscientização quanto à importância da abelha para o ser humano. Para isso passamos um vídeo informativo sobre a necessidade desse inseto e sua importância na polonização e da produção do mel. Também mostramos a essas crianças a sala de extração e seu procedimento, desde a retirada da colmeia até a sua embalagem”, explica.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro