Prefeitura de Aracruz realiza caminhada contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Cerca de 100 pessoas saíram da Praça da Paz em uma caminhada até a Praça Monsenhor Guilherme Schmit, em comemoração ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado pelo calendário no último dia 18 de maio. A caminhada foi uma ação da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O símbolo que caracteriza a data surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. No entanto, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o ícone da causa a partir de 2010. “Para alcançar o objetivo é necessário que a sociedade em geral "Faça Bonito" na proteção de nossas crianças e adolescentes”, frisou a secretária de desenvolvimento social e trabalho, Rosilene Matos.
De acordo com a secretária, o principal objetivo do “18 de maio” e da caminhada é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Ela ressaltou que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
“A caminhada é para mostrar para as pessoas que não devemos nos calar em relação a esses tipos de violência. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior identificação junto à sociedade, dando mais proximidade e identificação com a causa”, disse a secretária.
O evento contou a presença de secretários e servidores da prefeitura, além do prefeito Jones Cavaglieri, que destacou a realização do evento. “É uma ação necessária, a população precisa ter conhecimento de que esses tipos de violência realmente existem e que precisa ser combatido o mais rápido possível. A SEMDS tem feito um trabalho realmente excelente em cima desse assunto”, disse o prefeito.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro