Prefeitura de Aracruz realiza diagnóstico das comunidades rurais do município

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), e com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou nesta segunda-feira (29/04) no auditório do Sebrae, uma reunião para apresentar um Diagnostico das comunidades rurais de Aracruz, junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (COMDERSU). O prefeito Jones Cavaglieri também esteve presente na reunião.
De acordo com o gerente de desenvolvimento agrícola da prefeitura, Francisco Selvatici, o principal objetivo do trabalho é fazer um planejamento junto com as comunidades e lideranças rurais. “São essas pessoas que conhecem a realidade e precisam de fato saber o que está prejudicando elas, e o que pode ser feito para mudar isso, tanto na parte econômica, ambiental e social. Queremos pegar essas pessoas e trazer para dentro de um estudo de trabalho para depois a gente poder nortear e trabalhar as ações da secretaria e do Incaper durante o ano”, disse o gerente.
Para o extensionista do Incaper, Almir Gonçalves Viana, a reunião, que reúne o conselho e mais algumas lideranças representativas do município, tem o objetivo de construir um planejamento de longo a médio prazo para Aracruz. “Fizemos várias oficinas no passado e construímos um plano municipal de desenvolvimento rural que estamos atualizando nesta reunião. Estamos levantando toda a realidade do município, as demandas, e vamos construir conjuntamente as possíveis soluções, assim como quem serão os possíveis agentes para poder realizar essa transformação”, explicou Almir.
A presidente da Associação dos Produtores Rurais de Mata Limpa (Asprumata), Taciane Esperandio Barone destaca que para as comunidades rurais, a reunião é muito importante, porque ela trás melhorias para os moradores das comunidades. Tratando do aspecto ambiental, social e econômico, isso vai visar de modo geral todas as necessidades que hoje ainda existem.
“As melhorias não acontecem de um dia para outro, isso funciona de modo gradativo, de acordo com as necessidades essenciais e, ao longo prazo, tudo vai ser resolvido. Isso melhora a convivência da comunidade entre si e também com os órgãos públicos, que estão sendo parceiros nesse momento. Às vezes as pessoas enxergam o órgão público como inimigo, mas aos poucos esse trabalho vai mostrando para as comunidades e os agricultures que não é assim, e que eles precisam trabalhar juntos, lado a lado”, disse.
O prefeito Jones Cavaglieri esteve presente na reunião e ressaltou a necessidade parceria entre prefeitura e a comunidade rural. “Em nosso governo ouvir a população é o nosso principal objetivo. Sabendo das necessidades dessas pessoas, vamos nos organizar da melhor forma possível para colocar em prática todas as solicitações que eles irão levantar nessa reunião”, frisou o prefeito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro