Dicas para curtir o Carnaval Aracruz com segurança
O Carnaval é um período de festa, folia e algumas vezes de excessos. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para que a diversão seja garantida e que os foliões possam aproveitar os cinco dias com segurança.
Pensando nisso, conversamos com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para reunir algumas dicas para que os foliões possam curtir o Carnaval Aracruz de forma segura. Confira:
Na folia
- Em locais onde há grande concentração de pessoas, o cidadão deve evitar ostentar relógios caros, joias, máquinas fotográficas e celulares.
- Evite andar com carteira fazendo volume no bolso. Saia apenas com um documento de identificação e dinheiro para pequenas despesas. Outra dica é não usar caixas eletrônicos à noite e nunca aceitar orientações de pessoas estranhas.
- Evite o excesso de bebida alcoólica e se for beber não dirija.
- Afaste-se de brigas e confusões.
- Em caso de ser vítima de alguma ação criminosa, não reaja e acione imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190.
Na praia
- É preciso ter cuidado com objetos pessoais, já que se trata de um local de grande aglomeração de pessoas. Deixe objetos de valor em um lugar realmente seguro. A dica é manter a atenção e não se descuidar dos pertences na areia ou ao tomar banho de mar, por exemplo.
- Respeite à sinalização dos locais perigosos. Entre no mar com cuidado e não vá para o fundo (a profundidade máxima deve ser quando a água atinge o nível do umbigo).
- Permaneça longe de encostas e pedras; se perceber alguém com dificuldades na água, mantenha a calma e chame imediatamente o salva-vidas.
Em casa
- Ao sair de casa é importante que as trancas e fechaduras estejam em bom estado, para que assim as ações de criminosos seja dificultada.
- A Polícia Militar também alerta aos cidadãos que não é aconselhável deixar as luzes das residências acesas, pois é fator determinante para apontar que a casa está vazia. Outra atitude indicada é desligar as campainhas eletrônicas. Criminosos tem como tática apertá-las insistentemente até serem convencidos de que não há ninguém em casa.
- Ao sair, peça aos vizinhos que prestem atenção nas movimentações em torno de sua residência.
No carro
- Antes de estacionar em via pública observe a presença de pessoas suspeitas, pois são nestes momentos que os criminosos costumam abordar as vítimas.
- Estacione seu veículo em locais iluminados e movimentados.
- Tenha cuidado nos cruzamentos durante a noite. Respeite o limite de velocidade e atenção nas sinalizações de trânsito.
- Mantenha em dia a revisão do veículos para evitar contratempos na estrada.
Crianças
- Em locais com grande aglomeração, faça um crachá ou pulseira com nome da criança, endereço, telefone e nome do responsável.
- Oriente as crianças a procurarem ajuda de um policial sempre que precisar.
- Mantenha as crianças sempre por perto, principalmente em praias.
- Mesmo que a criança esteja acompanhada em casa, é importante alertá-la para não abrir a porta para qualquer pessoa e a qualquer situação de emergência ligar no 190.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro