Prefeitura de Aracruz realiza sua primeira Assembleia Popular de 2019

Aconteceu na noite desta quinta-feira (10/01), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), bairro Jequitibá, a primeira Assembleia Popular de 2019. O evento contou com a presença do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais e lideranças comunitárias. Antes mesmo do Governo Municipal dar início às respostas das perguntas elaboradas pelos moradores, o prefeito fez um discurso explicando o novo contrato com o Hospital São Camilo, que transferiu o Pronto Atendimento para Unidade de Saúde do bairro Vila Rica.
De acordo com o chefe do executivo a prefeitura renovou um contrato com o hospital que manteve os atendimentos do Pronto Socorro, responsável pelos serviços de urgência e emergência, que atendem os casos de risco iminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Essa informação é o caminho correto para o bom atendimento, uma vez que a cada 10 pessoas que procuram o serviço, em média, seis não são casos de urgência.
“Desde nossa campanha já vinhamos anunciando que seria feito uma UPA 24 em Barra do Riacho e Jacupemba, justamente para desafogar o PA que antes funcionava nas dependências do Hospital São Camilo. Desta forma fizemos uma divisão no novo contrato, mantendo no hospital apenas os casos de urgência e emergência, que tem validade de dois anos no valor de R$ 12.739.633,13 por ano”, comenta.
Jones aproveitou a oportunidade também para anunciar que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tanto da Barra do Riacho, quanto de Jacupemba, já estão habilitadas para transformar as referidas UBS em outras duas UPA´s. Em Jacupemba o número do CNES é o 9692746 e em Barra do Riacho é o 7329725. Ambas devem entrar em funcionamento 24h por dia até o final do primeiro semestre.
Na sequência foi a vez das perguntas feitas pelas lideranças comunitárias. Foram tratados assuntos como a pavimentação de ruas em Pôr do Sol, entulhos despejados de forma imprópria no bairro Bela Vista, recuperação de espaço de uma antiga escola na região de Praia Formosa e do Orçamento Participativo, onde a prefeitura já está com a elaboração de projetos em andamento e busca recursos junto à Caixa Econômica Federal.
Ao todo serão seis reuniões com as comunidades: a próxima reunião está marcada para o dia 14/03, a terceira no dia 09/05, a quarta no dia 11/07, a quinta no dia 12/09 e a última no dia 14/11. Todas serão realizadas no CCI. Essas reuniões com a comunidade objetivam oferecer maior transparência às ações do governo e, consequentemente, promover um senso político crítico, visando ainda o amadurecimento da comunidade que, ao comparecer às reuniões, exercita a cidadania.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro