Dia da Árvore: Prefeitura de Aracruz anuncia novidades para o meio ambiente
No dia Mundial da Árvore a Prefeitura de Aracruz anunciou novidades importantes para o meio ambiente. Consulta pública sobre a Lei de Arborização, cercamento da Área de Relevante Interesse Ecológico Aroeiras do Riacho e a trilha nova no Parque Natural Municipal do Aricanga, foram alguns dos pontos citados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nesta sexta-feira, 21 de setembro.
O encontro aconteceu em uma das maiores áreas verdes do município: o Parque Natural Municipal do Aricanga. Com 515 hectares de área, o parque reúne elementos como cobertura vegetal nativa de Mata Atlântica, lagoas, afloramentos rochosos de exuberantes belezas cênicas e grande biodiversidade.
"Aracruz tem boa parte de sua área urbana totalmente arborizada, e pretendemos ampliar cada vez mais. Nossas equipes estão nas ruas, transformando o município em um lugar maravilhoso para se viver", comentou o prefeito Jones Cavaglieri.
Ainda para simbolizar o compromisso com a natureza, a Secretaria do Meio Ambiente organizou um plantio coletivo de uma Barriguda, espécie de árvore da floresta atlântica que, inclusive, dá nome a uma das trilhas do parque.
“Aracruz tem uma das arborizações mais completas das cidades do ES. As árvores urbanas representam uma espécie de floresta e tem um significado muito importante para nós. O homem foi construindo cidades e esquecendo os ambientes verdes. Famílias passaram a freqüentar mais shoppings do que áreas naturais e nós temos o compromisso de manter nosso ambiente bem preservado e ainda estimular a ocupação dos nossos espaços de natureza”, disse o secretário de Meio Ambiente, Wagner Carmo.
Consulta Pública sobre arborização
Em face da necessidade de revisão da Lei nº 3.730, de 21/10/2013, que dispõe sobre a Arborização Urbana no Município de Aracruz; a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai iniciar a revisão da referida Lei e deseja saber a opinião da população sobre o assunto.
“Até o dia 21 de outubro o cidadão poderá responder o questionário, que contém 15 perguntas sobre o tema. A ideia é construir a revisão da Lei a partir da opinião popular”, explicou o secretário de Meio Ambiente.
Clique aqui e dê sua opinião sobre a Arborização do município de Aracruz
Nova trilha no Aricanga
Outra novidade apresentada pela SEMAM é uma nova trilha no Parque Natural Municipal do Aricanga. O nome do novo caminho foi escolhido através de votação que elegeu “Trilha Barba de Velho” como título do novo espaço.
“O visitante vai ter uma trilha de aventura. Além disso, é um caminho com dois mirantes naturais, árvores gigantescas, vários tipos de palmeira, inclusive uma que dá o nome ao parque”, explicou Ronnie Gonçalves, vigia florestal da PMA.
Aroeiras do Riacho
Outra boa notícia é o cercamento da Área de Relevante Interesse Ecológico Aroeiras do Riacho. Com 151, 0696 hectares de restinga protegidos, a área compõe a lista de UC’s administradas pelo município, ampliando a extensão de áreas verdes da Mata Atlântica preservadas no território de Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Gestão para a Equidade Racial é tema de capacitação de técnicos do regime de colaboração
- 1ª etapa do Circuito Indígena de Futevôlei acontece neste final de semana
- Inscrições abertas para o Campeonato de Futebol 7 Society do Servidor Público
- Pequenos craques, grandes emoções: Copa Gazetinha Dente de Leite vai agitar categorias Sub-7 e Sub-9