Abertura do OP 2011 dá início à participação popular nas decisões da cidade

Em reunião realizada na noite de ontem (12), na Câmara Municipal, a Secretaria de Planejamento Estratégico (Sempe) da Prefeitura de Aracruz fez a abertura dos trabalhos com o Orçamento Participativo 2011, onde foi apresentado um resumo das demandas eleitas que já foram realizadas (nos orçamentos anteriores) e as que estão em andamento pela administração municipal. Na abertura do 5º Congresso, o secretário da Sempe, Douglas Cerqueira, falou dos instrumentos do planejamento estratégico e de sua importância para o desenvolvimento sustentável do município. “Aracruz é uma das poucas cidades com instrumentos e ferramentas de planejamento que são capazes de nortear os trabalhos e serviços realizados. Com eles a prefeitura se coloca em uma posição privilegiada no país e, em um futuro bem próximo, seremos líderes no cenário capixaba”, estimou.
Para o vice-prefeito de Aracruz, o Orçamento Participativo é fundamental ao ponto de dar um novo rumo à forma do povo pensar em como se administra uma cidade. “O empenho que a administração tem dado em organizar o OP é um momento especial que a cidade passa, estamos vivendo uma fase de participação popular, é dessa forma que se dá exemplo de uma escola de cidadania”, explicou. O vice ressaltou também que o prefeito tem colocado o OP como prioridade para administração. “A comunidade tem contribuído muito com essa gestão. O povo tem sido nosso fiscal nas ruas porque sabe da seriedade com que é realizado o processo. Todas as comunidades foram contempladas com obras e o resultado disso está na escolha de Aracruz, pelo povo, eleita como segunda melhor cidade do estado para se viver”.
As assembleias do OP começam no próximo dia 15 e os moradores de cada região poderão participar opinando e cobrando, citou o prefeito de Aracruz, Ademar Devens. “As pessoas poderão indicar aquilo que elas pretendem para sua região, participando das reuniões. Com o OP não ficarão apenas cobrando, mas vão ajudar a construir a cidade”. Devens explicou que o OP só funciona com a participação de todos. “Sabemos das necessidades de todas as regiões, mas tivemos um espaço de tempo curto para realizar todas as demandas. O povo precisa entender que é necessário ter um planejamento que deve ser respeitado. Existe uma burocracia que deve ser cumprida. Em cinco anos, Aracruz se tornou um canteiro de obras. Queremos atender cada vez melhor o cidadão, oferecendo qualidade de vida para nossa população”, disse.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação