Amanhã tem dia 'D' de vacinação contra a gripe comum e H1N1 nas unidades de saúde de Aracruz
Com o intuito de facilitar o acesso à vacina da gripe H1N1, a Semsa realizará no sábado, 08 de maio, o segundo dia “D” da campanha agora voltado para a população de 60 anos ou mais e para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que até o momento não receberam a dose da vacina, os interessados poderão ir em qualquer unidade de saúde do município que estará aberto das 7h às 16h. Também do dia 08 a 21 de maio será realizada a 12ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, em que pessoas com 60 anos ou mais serão vacinadas contra a gripe comum, também neste período serão vacinados contra a gripe H1N1 os idosos portadores de doenças crônicas.
A campanha de vacinação contra gripe H1N1, também conhecida como gripe A ou “gripe suína”, em Aracruz imunizou até ontem (05), mais de 23 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. A Secretaria de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz recebeu mais de 30 mil doses da vacina contra a gripe A para os grupos prioritários e mais de 5 mil doses contra a gripe sazonal (gripe comum) para os idosos na faixa etária de 60 anos ou mais. Ao todo, mais de 39 mil pessoas deverão ser vacinadas contra a gripe A em Aracruz até o dia 21 de maio, nas 15 unidades de saúde espalhadas pelo município.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Semsa, Daniela Okoti, a estratégia nacional de imunização contra a influenza pandêmica e consequentemente a municipal será feita respeitando a ordem de vacinação dos grupos prioritários. “Para garantir o sucesso desta estratégia é fundamental que todo o Sistema Único de Saúde (SUS) esteja unido e empenhado em atingir as metas preconizadas, ou seja, que no mínimo 80% da população alvo de Aracruz seja imunizada”, alertou a enfermeira.
Ainda segundo Okoti, a 12ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso visa contribuir para a redução da mortalidade por influenza (gripe sazonal) e suas complicações, na faixa etária de 60 anos ou mais. A vacinação da gripe comum ocorre anualmente, em forma de campanha com duração de duas a quatro semanas, entre os meses de abril e maio e constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025
- Atendimento do SINE localizado na Sede está temporariamente suspenso para manutenção
- Assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da nova sede do CAPSi
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026