Prefeitura apresenta Projeto Orla para disciplinar o desenvolvimento no litoral de Aracruz

Com uma administração de perfil empreendedor e excelente logística, Aracruz vem recebendo grandes empreendimentos que resultam em mudanças positivas e geram impactos, principalmente na orla do município, onde estão localizados na sua maioria. Visando diminuir estes impactos, preocupada com o bem estar da população e buscando o ordenamento dos espaços litorâneos, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Sempe) aproxima as políticas ambiental e patrimonial com a realização do seminário para apresentação do Projeto Orla, no dia 28 de abril, às 18h, na Câmara Municipal.
O Projeto Orla - Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - do Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, coordenada no Espírito Santo pelo IEMA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e pela SPU/ES (Superintendência do Patrimônio da União) é uma estratégia para descentralização das políticas públicas visando repassar atribuições de gestão da orla, atualmente no Governo Federal, para esfera municipal, ampliando, assim, a capacidade de gestão ambiental no município. O Projeto Orla tem como objetivos fortalecer a capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla, desenvolver mecanismos de participação e controle social para sua gestão integrada e estimular atividades socioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da Orla.
Segundo o secretário da Sempe, Douglas Cerqueira Gonçalves, a prefeitura vai adequar as ações do projeto nacional à realidade da região para reestruturar de forma sustentável o litoral da cidade. “O projeto tem caráter participativo, mas são respeitadas as características de cada região”. Ainda segundo Gonçalves, o projeto orla é importante neste momento em que a cidade está captando investimentos na área de industria naval, de petróleo e gás. “Estes empreendimentos que estão chegando em Aracruz demandam uma gestão costeira de qualidade e eficiente para atender a expansão dos serviços públicos e privados”.
O Projeto Orla vai trazer benefícios como: metodologia para planejamento de uso e ocupação do território; técnicos capacitados; Plano de Gestão Integrada da Orla; respaldo para captação de recursos junto aos órgãos governamentais e instituições financeiras, parceria para implementação das ações previstas no plano e apoio ao desenvolvimento econômico sustentável.
PROGRAMAÇÃO:
- Credenciamento;
- Abertura Oficial;
- Boas Vindas - Secretário de Planejamento Estratégico
- Apresentação da experiência de outro Estado na implementação do Projeto Orla;
- Apresentação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA;
- Apresentação da Superintendência do Patrimônio da União – SPU;
- Apresentação do Ministério do Meio Ambiente – MMA;
- Fase de Perguntas;
- Encerramento - Prefeito de Aracruz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação