Tradição e muita alegria com os blocos de carnaval de Aracruz

Diversidade é a palavra de ordem da programação de verão e carnaval em Aracruz. Para a folia de momo, além do axé, que é sucesso garantido nas festas por todo o Brasil, a Prefeitura também investiu na tradição, com as bandas de marchinha e os blocos de carnaval. Em Santa Cruz, quem vai fazer a festa é o bloco Fome Zero, que desfila no balneário desde 2008 e este ano vai dar o ar de sua graça no domingo, às oito, e na segunda, às nove da noite. O mar é o tema do desfile e no enredo “Navegando” tem até uma princesa do mar e o deus dos mares na mitologia romana, Netuno.
O bloco começou quando um grupo de amigos que se reuniam há dez anos, todos os fins-de-semana para jogar futebol, perceberam que podiam ter mais uma diversão na época do carnaval. O vigilante Luiz Carlos da Silva, o Luizinho, é um dos fundadores e conta por que o nome Fome Zero foi escolhido: “Um dia um dos jogadores do time encontrou num terreno baldio uma placa do programa do Governo Federal e levou pra gente colocar no campo onde a gente joga. E como no final de todos os jogos tem um tira-gosto pra galera, a gente achou que o nome Fome Zero era perfeito”. Do gramado para a avenida, o nome do time também foi colocado no bloco.
No começo, o bloco era apenas uma forma de reunir as famílias dos jogadores, mas de lá pra cá, a família cresceu e este ano cerca de 300 pessoas devem participar do desfile. Os integrantes da bateria seguem vestidos de marinheiros, ao comando do mestre Jaques, e atrás vem outras duas alas: a dos pescadores e, como não poderia faltar, a dos jogadores de futebol. Toda a concepção do desfile, dos figurinos à organização das alas, foi feita pelo carnavalesco Marcílio Dias, que também é o responsável pela elaboração do carro abre-alas, onde vão seguir a Princesa do Mar e o Deus Netuno.
Já na Barra do Sahy, quem faz a alegria da galera é o Bloco das Pedrinhas, da comunidade de mesmo nome. O desfile na avenida principal do balneário está marcado para o domingo às sete da noite. Cerca de 100 pessoas vão seguir embaladas pelo som da banda de marchinhas Raízes do Carnaval, levando com orgulho a camisa do bloco, que desfila pela primeira vez. Quem organiza a folia são seis casais de amigos, incluindo Rosalva Xavier do Vale, que convida todo mundo para a festa: “Quem quiser é só vir atrás.”
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Sinalização: Placas de identificação estão sendo instaladas nas ruas
- Meio Ambiente avança na recuperação de 27 hectares de restinga na Aroeiras do Riacho
- Pessoa com deficiência: atualização da Norma Brasileira reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão urbana
- Consulta Pública: Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo -ARSP
- Aracruz dá um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz