20 anos de promulgação da Constituição Cidadã

"Declaro promulgado o documento da liberdade, da dignidade, da justiça social do Brasil. Que Deus nos ajude e que isto se cumpra”. Há 20 anos, com esta frase Ulisses Guimarães, então presidente da Assembléia Nacional Constituinte, entregava ao povo brasileiro um documento que garantia a todos os cidadãos a luta pelos seus direitos.
A Constituição Cidadã foi promulgada em sessão histórica no dia 05 de outubro de 1988 e colocou o Brasil em um novo tempo, ao reconhecer e assegurar uma série de medidas protecionistas ao cidadão. A Constituição determina os direitos que todas as instituições devem respeitar, principalmente o poder público, para representar a consolidação da democracia no Brasil. A Constituição Federal assegura aos brasileiros, direitos e garantias fundamentais ignorados durante duas décadas de regime militar.
A Constituição é o conjunto de normas jurídicas do país que rege todas as leis e que devolveu, inclusive ao povo brasileiro, o direito de votar, além de conceder o desenvolvimento integral das pessoas, das famílias, das comunidades, na formulação e implementação de um grande projeto de afirmação do povo brasileiro.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 1ª Conferência de Direto Marítimo, Portuário e Aduaneiro apresentou painéis para profissionais do setor
- 100 dias de Governo: ações e resultados que fazem a diferença!
- Ensino Fundamental I - Secretaria de Educação realiza o 1° Encontro Formativo de Professores do 1° ao 3° anos
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 22ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 5ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Itália Unita: Inscrições abertas para Rainha e Princesas
- Prefeitura Sem Papel economiza 14 milhões de impressões e preserva 1.438 árvores
- Copa Aracruz de Futevôlei vai movimentar Praça da Paz nos dias 11 e 12 de abril
- Turismo e Cultura abre chamamento público para o edital "Fundo a Fundo"