Vigilância Sanitária de Aracruz apreende produtos e carne clandestina

Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracruz apreenderam na tarde de ontem (07), cerca de 30 Kg de produtos vencidos e de carne clandestina, em açougue no bairro Bela Vista durante inspeção de rotina. O produto estava sem selo de inspeção sanitária e foi apreendido e levado para o município de Fundão para ser incinerado. O dono do estabelecimento foi autuado por infração e terá que pagar multa. De acordo com a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Sabine Wendling, durante apreensão foi feito um Auto de Infração. “O proprietário do açougue foi notificado e deverá cumprir as exigências para que o local se adeque a legislação sanitária. Caso não sejam cumpridas as exigências no prazo determinado o açougue será interditado”.
Wendling destacou que a comercialização da carne bovina sem a inspeção do órgão competente contraria as práticas que asseguram a qualidade sanitária de um produto alimentício e infringe a Lei Municipal. “O Descumprimento das normas sanitárias coloca o infrator sujeito as penalidades previstas na lei”. A veterinária ressaltou ainda os riscos que a carne clandestina pode trazer para saúde dos consumidores. “O consumo de carnes clandestinas pode resultar em doenças como a teníase, tuberculose, brucelose e a triquinose”.
SAIBA COMO EVITAR A COMPRA DE CARNES CLANDESTINAS:
- Observe se o estabelecimento é limpo, se os manipuladores usam uniforme limpo e se possuem bons hábitos de higiene.
- Verifique se o estabelecimento possui Alvará de saúde Pública. O Alvará garante que o estabelecimento foi inspecionado por um fiscal de Vigilância Sanitária.
- Compre em locais em que as carnes permaneçam dentro de balcões frigoríficos. Não compre carnes expostas a insetos e a poeira.
- Observe a cor e o odor característicos da carne. Lembre-se que as carnes embaladas a vácuo possuem coloração característica mais escura que aquelas não embaladas.
- Compre carnes que possuem o selo ou o carimbo da inspeção.
- Nas carnes embaladas a vácuo observe a data de validade e se a embalagem está íntegra. Não compre carnes com a embalagem violada.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 68ª Chamada
- ZPE: Aracruz receberá investimento de R$ 250 milhões com a instalação da BiomassTrust
- Povos originários: na semana em comemoração às etnias, gestão entrega patrulha mecanizada