Secretaria de Saúde adverte população quanto ao risco em armazenar água

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz está advertindo a população quanto aos problemas que podem ser acarretados no armazenamento de água. Com sua escassez no município, é comum encontrar em muitas casas, caixas d’água, galões, baldes e até mesmo máquina de lavar roupa para o estoque.
Nesses casos é extremamente necessário redobrar a atenção. Se esses recipientes não forem vedados corretamente, eles podem se transformar em um criadouro de mosquitos Aedes aegypti. Além de ser um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor das casas, a fêmea do Aedes escolhe, preferencialmente, criadouros com água limpa e parada para depositar seus ovos.
Atualmente já forma notificados 1138 casos de dengue, sendo que 500 desses casos foram notificados somente na sede do município nos meses de setembro e outubro. Esses números mostram um grande aumento de incidência da dengue, por isso, os Agente de Saúde Ambiental pedem que a população em geral tome consciência do grave problema e que faça o armazenamento de forma correta para evitar o aumento da quantidade de mosquitos e consequentemente o aumento de pessoas doentes.
É de extrema importância que a população fique atenta a todo recipiente dentro de casa ou em áreas como quintais e lajes, e até mesmo nos tradicionais vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas e bandejas de ar-condicionado.
Em casos de tonéis e recipientes para armazenamento de água para consumo, a vedação deve ser completa e sem deixar frestas, o que impede que o mosquito entre e coloque os seus ovos, que levam até 10 dias para se desenvolver.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte