Secretaria de Saúde esclarece falta de medicamento do Programa de Combate ao Tabagismo
.jpg)
De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, o medicamento goma de mascar (2mg), que é disponibilizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) / Ministério da Saúde, está chegando às cidades brasileiras em quantidades muito reduzidas. Ele é usado tanto para o alívio do desejo matinal, quanto para coibir o mau humor e a ansiedade, sintomas da abstenção.
O Programa Nacional de Controle do Tabaco (PNCT) é destinado aos servidores e munícipes que desejam realizar o tratamento. Ele conta com sessões de Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) e fornecimento de medicação. Atualmente os medicamentos considerados de 1ª linha no tratamento da dependência ao cigarro e utilizados no Brasil são os adesivos transdérmicos, para a terapia de reposição à nicotina, ou goma de mascar, e o cloridrato de Bupropiona (BUP).
Contudo, esses outros medicamentos permanecem sendo enviados normalmente e em quantidades suficientes para que possam ser substituídos como linha de tratamento sem trazer prejuízos ao usuário que se encontra em acompanhamento no programa.
Ao tabagista que está em tratamento é importante reforçar que o apoio medicamentoso tem um papel bem definido dentro do processo de abandono do fumo, que é minimizar os sintomas da abstinência quando estes se mostrarem graves e persistentes.
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz afirma que os profissionais de saúde envolvidos no programa municipal de controle do tabagismo como os médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, já foram informados sobre essa redução e que todos conduzirão o tratamento dos pacientes da melhor forma, até que o fornecimento da goma de mascar seja regularizado pelo Ministério da Saúde.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte