Aracruz promove a sua 4ª Conferência do Idoso

O prefeito Marcelo Coelho ressaltou a importância da promoção de políticas públicas que garantam direitos para os idosos, durante a solenidade de abertura da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida na última terça-feira (19/05), no auditório da EMEF Placidino Passos. Cerca de 170 idosos representantes da sociedade civil e do setor público participaram do evento, cujo tema foi o “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por um Brasil de todas as idades”.
A Conferência teve o objetivo de propiciar um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para fortalecer a rede de proteção, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado em prol da categoria no âmbito municipal. Além dos debates, foram eleitos sete delegados que vão representar o município na Conferência Estadual em agosto.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi Vicente, disse que as políticas públicas são ferramentas fundamentais para dar condições às pessoas envelhecerem com qualidade. “É necessário sobretudo fiscalizar que tais políticas sejam realmente aplicadas em prol da categoria”, falou.
Durante o evento, houve a apresentação do grupo de teatro Troate, formado inteiramente por integrantes do Centro de Convivência dos Idosos de Aracruz. As discussões foram feitas por meio de quatro grupos de trabalho que debateram temas como financiamento, gestão, participação e direitos humanos.
A Secretária Executiva do Conselho do Idoso, Márcia Figueiredo, contou que a Conferência acontece de dois em dois anos e trata-se de um espaço importante e decisivo para avaliar as políticas públicas voltadas para os idosos. “Os temas aqui debatidos podem no futuro criar direitos fundamentais para a categoria”, comentou.
O aposentado Alcebíades Santana, participante ativo do Centro de Convivência dos Idosos, disse que sempre participa das Conferências, pois acha importante discutir os problemas que afligem a categoria. “É necessário nos unirmos para garantir os nossos direitos”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio