Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe chega a Aracruz

Entre os dias 04 e 22 de maio, acontece a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Aracruz. Durante o período da campanha, todos os postos de vacinação do município estarão abertos. A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde no horário de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, e nas Unidades de Saúde do Vila Rica no horário de 7h às 17h.
Nesta Campanha, pessoas com 60 anos ou mais de idade serão vacinadas, assim como os trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, onze meses e vinte nove dias). Gestantes com até 45 dias após o parto e grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também serão vacinados. Além da população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Ao todo, cerca de 23.493 pessoas devem ser vacinadas.
A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso as campanhas são realizadas anualmente. A coordenadora municipal de Imunização, Valquíria Duarte Carneiro Scarpati, explica que “a vacina não causa gripe. Na verdade, o que existe são vários tipos de vírus, e a vacina protege contra os três que mais circulam". A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1.
A coordenadora ainda destaca que a vacina protege contra as complicações que podem decorrer de gripes, principalmente na chegada do inverno. "As crianças, nesse período, podem se contaminar e adoecer e isso se complicar", explica. Quem possuir alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio