Diretores da rede municipal de ensino participam de palestra sobre Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
Diretores da rede municipal de ensino de Aracruz, educação infantil e fundamental, participaram na tarde desta terça-feira (30/3), no auditório da escola Placidino Passos, de uma palestra voltada para a Saúde e Prevenção das Escolas (SPE). Trata-se de um trabalho articulado da prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, que visa ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino.
O SPE é um dos componentes do Programa Saúde na Escola (PSE), que foi instituído pelo Governo Federal (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) em 2007. Ele busca a conscientização sobre a importância da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens em combate à transmissão do vírus HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
O prefeito Marcelo Coelho já havia instituído em 2014, o Grupo Gestor Intermunicipal (GTI-M), que é responsável por implementar, gerenciar, monitorar e avaliar as ações do PSE no município de Aracruz.
De acordo com a dentista da Secretaria de Saúde, Sônia Mariza S. Costa, que iniciou a palestra, a escola é um espaço muito importante para se trabalhar a saúde, dando uma grande oportunidade para que as crianças e adolescentes venham a ter uma saúde diferenciada.
Por meio de um telão, ela mostrou aos diretores alguns dos principais relatórios e resultados obtidos nos anos anteriores quanto ações desenvolvidas juntos aos alunos, como acuidade visual e saúde bucal, ou seja, quantitativo de alunos com alguma deficiência na visão ou com cáries, por exemplo.
Também foram mostradas imagens dessas ações, das caminhadas dos alunos, e as principais perguntas que os educadores devem fazer nas salas de aula. “O PSE não é baseado em palestras, e sim em um trabalho de conversação em roda, o que favorece a elaboração de traços estratégicos”, explica.
Foram distribuídos junto aos diretores o programa de saúde para o ano de 2015, o termo de adesão e um calendário com as principais ações que envolvem a saúde. Os educadores também puderam acompanhar na palestra as ações do Centro de referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que é uma unidade responsável pela articulação da rede socioambiental da proteção social especial de média complexidade, e consequentemente todos seus serviços oferecidos.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
No próximo dia 18 de maio, data em que é lembrado como o “Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes”, o CREAS de Aracruz está convidando toda a população aracruzense para participar desta luta, além de esclarecer o que todos precisam saber para prevenir a violência sexual.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio