Prefeitura de Aracruz e SAAE se mobilizam para conter efeitos da enchente de lama de Minas Gerais

Na última semana o estado de Minas Gerais passou por momentos difíceis após o rompimento de duas barragens da empresa Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, . A avalanche de lama destruiu o distrito e tem avançado até o estado do Espírito Santo. Para que os danos sejam minimizados, a Prefeitura de Aracruz, por meio do SAAE, solicitou autorização para o fechamento pleno da barragem móvel, localizada nas proximidades de Vila do Riacho, operada pela empresa Fibria.
A solicitação foi enviada à Agência Nacional de Águas (ANA) e à Fibria. Considerando que há o risco da lama chegar próximo a região de Linhares ainda essa semana, o fechamento das comportas do canal Caboclo Bernardo, que alimenta o Rio Riacho, seria uma solução imediata para não haver transtornos maiores para a população da Vila do Riacho.
A diretoria do SAAE explica que possíveis impactos dessa ação poderão acontecer na comunidade de Vila do Riacho. Danos ao meio ambiente no entorno da barragem podem ser químicos e de ordem física. O objetivo de fechar a barragem móvel é manter o nível do Rio Riacho em condições de tratamento para abastecimento humano, retardar o avanço da cunha salina, podendo se estender pelo período em que durar os efeitos da pluma sobre o Rio Doce.
A Defesa Civil Municipal já está em alerta para possíveis eventualidades, assim como equipes da Prefeitura e SAAE. Todos estão trabalhando para minimizar os efeitos e cuidar para que a população de Aracruz seja atendida quanto ao abastecimento de água.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte