Atleta de Aracruz participa de competição internacional de triathlon em Guarapari
O final de semana é promissor para o atletismo de Aracruz. No dia 01 de março, em Guarapari, é realizada o Tritanium. A competição internacional de longa distância premia atletas do triathlon, composto por provas de natação, ciclismo e corrida. Wallace dos Reis Lima Silva, de 21 anos, representa o município, com o transporte custeado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
O Espírito Santo foi escolhido para sediar o Tritanium, em sua primeira edição no Brasil. A competição, realizada em Setiba, conta com mais de 300 atletas que percorrem 1900m de natação, seguidos de 90km de ciclismo em duas voltas e finalizando com 21km de corrida. O atleta Wallace treina há cinco anos no município. Dessa vez, representa Aracruz na categoria de 20 a 24 anos. Wallace foi campeão da Copa do Brasil (2013), que se caracteriza por ser um Sprint (750 metros de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida) do triathlon, ficou em 3º lugar no Brasileiro de longa distância, foi Campeão Capixaba.
Wallace teve contato com o esporte a partir do basquete. Através do professor Jorge de Oliveira, conhecido como Jorginho, participou da escolinha de triatlhon em Santa Cruz. O projeto iniciado por Jorginho, “Além do Muro Escolar” deu oportunidade para Wallace e outros jovens darem continuidade aos treinos na modalidade. Após participar de campeonatos estaduais, ainda no primeiro ano, participou de outras provas de maior visibilidade.
2015 se caracteriza como o primeiro ano em que a verba do Programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, é liberado. O Secretário Sérgio Cunha Carvalho afirma que existe uma equipe para avaliar as informações passadas pelas federações que os competidores praticam e que existem grandes chances de incluir Wallace na lista de contemplados. Dois professores de educação física e um gerente são responsáveis por certificar os resultados. O atleta utiliza o dinheiro para assuntos relacionados ao esporte, tendo que prestar contas dos recursos.
O Secretário explica que o Bolsa Atleta saiu de um fundo municipal. “Os atletas que atenderem os requisitos da Bolsa serão contemplados com ajuda financeira mensal. Somos o primeiro município do interior do Espírito Santo a aderir o Programa”. Sérgio afirma que é o primeiro passo a ser dado, o objetivo é incentivar o atleta. Muitos possuem dificuldades por não ter apoio e desistem das atividades devido à falta de recursos.
Bolsa Atleta
O Programa Bolsa Atleta é destinado para os atletas que residam em Aracruz, e tem rendimento em modalidades olímpicas e paraolímpicas. É observado também, a filiação em Federações e Confederações. O programa é dividido em três categorias: Estadual; Nacional e Internacional. Para ganhar a bolsa, é necessário se inscrever por meio do edital fornecido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O principal objetivo da iniciativa é possibilitar o atleta a continuidade de treinamentos e obtenções de melhores resultados. Existe a concessão de 10 bolsas, sendo seis para atleta à nível estadual, três para atleta nacional e uma para atleta internacional.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio