Prefeitura de Aracruz oferece Plano de Contingência da Dengue. Números de casos reduzem 59%
Construído para preparar e nortear as ações em situações normais e de epidemia da dengue, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece o "Plano de Contingência da Dengue". Com esse plano, um grupo realiza o monitoramento do número de casos semanalmente, e com os dados obtidos, desencadeia as ações necessárias para a contingência.
Essa análise é realizada por meio de um diagrama de controle. Esse diagrama é construído usando como base a série histórica de casos do município. Então é estabelecida uma “Média Móvel”, que é o número de casos dentro da normalidade e um limite máximo, que quando ultrapassado, indica risco do desencadeamento de uma epidemia.
Dessa forma, analisando o diagrama, é possível conseguir desencadear ações preventivas e corretivas, a fim de amenizar o risco e tentar evitar o desencadeamento de uma epidemia no município.
Redução do número de casos
A Dengue é uma doença grave e pode matar. Em Aracruz, os primeiros registros de casos de transmissão são de 2004. Em 2013 foi notificado o maior número de casos, com 1882 ocorrências.
Já em 2014 houve uma redução de 59% no número de casos em comparativo com o ano de 2013. Essa redução veio em função de uma série de fatores, entre eles, o trabalho de intensificação nas atividades de “Bloqueio de Transmissão”, a notificação dos casos em tempo oportuno, as atividades de Educação em Saúde, dentre outros.
Além do monitoramento, o trabalho diário continua, com os atendimentos nas unidades básicas de saúde, com a notificação dos casos suspeitos de dengue, com as visitas domiciliares dos agentes de saúde ambiental, o bloqueio de casos suspeitos, as visitas a pontos estratégicos, e atividades de educação em saúde.
Alerta
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz alerta a população para que em nenhum momento ela relaxe nos cuidados com a Dengue, sendo que é importante todos estarem atentos aos possíveis criadouros do mosquito, e assim eliminá-los.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental em Saúde, é muito importante a parceria da população para que o trabalho seja eficiente, pois os agentes de saúde ambiental realizam as visitas a cada dois meses objetivando cumprir as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Qualquer demanda referente à Dengue pode ser encaminhada para a Ouvidoria pelo telefone 0800-283-9263, ou para o Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental em Saúde no número 3296-1365.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa