Programa de Praia 2015 chega a orla de Aracruz

Publicado em: 14 de janeiro de 2015
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Programa de Praia 2015 chega a orla de Aracruz

Durante o mês de janeiro as praias de Aracruz vão receber o Programa de Praia 2015, uma ação que está inserida dentro do Programa de Educação Ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) e do RVS de Santa Cruz/ICMBio.

A ação acontece das 8h às 15h, nos dias 11, 17, 18, 24 e 25, respectivamente nas praias Formosa, Santa Cruz, Coqueiral, Mar Azul e Barra do Sahy. Trata-se de uma campanha de educação ambiental para conscientizar os usuários e visitantes quanto ao estado de conservação do ambiente costeiro marinho das praias da região.

Esta campanha vem sendo realizada desde 2013, porém, neste ano de 2015 a novidade será uma intervenção lúdica direcionada às crianças, adolescentes e familiares com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. As atividades serão feitas por dois profissionais contadores de história que usarão músicas e brincadeiras para interagir com os visitantes.

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz e a Costa das Algas, são unidades de conservação (UCs) administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Ministério do Meio Ambiente – nos municípios litorâneos de Aracruz, Fundão e Serra.

A APA Costa das Algas se estende de Costa Bela, Jacaraípe, Serra, até Praia dos Quinze, Barra do Sahy, Aracruz, e o RVS Santa Cruz vai de Rio Preto, Praia Grande, Fundão, até Foz do Rio Piraquê-Açu, Santa Cruz, Aracruz. Ambas unidades abrigam ambientes costeiros e marinhos de relevante interesse econômico e ecológico.

O objetivo principal da criação dessas áreas protegidas é conservar a diversidade biológica e os ambientes naturais, principalmente os fundos colonizados por algas e outras comunidades bentônicas, bem como a fauna associada, espécies residentes e migratórias que utilizam a área para alimentação, reprodução e abrigo, manguezais e vegetação costeira e formações sedimentares bioclásticas e litoclásticas, importantes para a estabilidade da orla marítima.

As duas unidades possuem características naturais importantes e singulares e foram criadas para garantir a conservação da biodiversidade (algas, peixes e mangues) e dos recursos naturais dos ambientes marinhos e terrestres, permitindo o uso sustentável pelas comunidades tradicionais.

Compartilhe essa notícia: