Reunião com Secretarias da Prefeitura traça metas para chuvas no final do ano
O final do ano no Espírito Santo se tornou época de preocupação em relação às chuvas que atingiram 55 dos 78 municípios do estado no ano de 2013. Inundações históricas deixaram as cidades em alerta e Aracruz tem se organizado para minimizar o efeito das chuvas. A reunião para tratar do “Plano de Ação Emergencial de Proteção e Defesa Civil” realizada na prefeitura, na tarde de quinta-feira, 16 de outubro, teve a presença de representantes de várias Secretarias para organizar ações eficazes e medidas que protejam a população.
A iniciativa do encontro partiu da Defesa Civil Municipal. Secretarias da Prefeitura estão se organizando nas metas e planejamentos a serem traçados para dar respostas mais rápidas referentes aos desastres naturais, como enxurradas, inundações, deslizamentos de solos/casas, rupturas de taludes entre outros.
As Secretarias de Saúde; Educação; Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho; Obras e Infraestrutura, presentes no encontro, se comprometeram a atuar em prol da responsabilidade específica de cada uma e auxiliar outros grupos. A reunião contou com a presença do Deputado Estadual eleito, Erick Musso; Patrick Scopel, Sub tenente Estadual da Defesa Civil e representando os Bombeiros, o Sub comandante de Aracruz, Capitão Sossai.
De acordo com o Sub tenente Scopel, o município de Aracruz está estruturado em relação a outros da região. Um simulado foi realizado na cidade no dia 30 de agosto desse ano, e teve a presença de órgãos militares para o treinamento. O objetivo foi despertar a conscientização e preparar a população para uma possível situação risco, de acordo com o secretario de Habitação e Defesa Civil, Rodrigo Scopel. A ação aconteceu no bairro Santa Luzia, devido ao histórico de deslizamento em anos anteriores.
O secretario Rodrigo Scopel conta que o lema da Defesa Civil é “Juntos somos mais fortes”. “A intenção é unir as secretarias que participaram da reunião para que em uma possível situação de emergência estarmos todos preparados junto com a Defesa Civil Estadual que é responsável pelos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Santa Tereza e Fundão. A criação de planejamentos quanto às etapas do Ciclo de Defesa Civil (Preparação/Mitigação/Resposta e Recuperação) faz parte do plano discutido no encontro.
Clique aqui para ver as fotos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada