2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas

Publicado em: 27 de agosto de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz participou nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27), no Centro de Eventos de Guarapari, do 2º Seminário de Educação Infantil. O evento reuniu diversos dirigentes escolares municipais do estado capixaba, além de gestores, técnicos pedagógicos e professores da rede pública. O município esteve representado pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé e pela sua equipe técnica.

O primeiro dia do evento teve como tema central “Os desafios e possibilidades da educação infantil no século XXI”. Na ocasião, houve o lançamento das orientações para a Educação Especial na perspectiva inclusiva nas Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo. Já a palestra magna tratou da educação infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), intencionalidade, ludicidade e equidade. O público ainda pôde prestigiar outras duas palestras, sendo uma sobre o planejamento pedagógico na educação infantil com foco nas diretrizes da aprendizagem, e outra sobre a organização do tempo, espaço e materiais na educação infantil.

“Nosso município integra o Grupo de Trabalho que é responsável pela elaboração desse material orientador. Nossa participação nesse processo foi uma experiência enriquecedora. Fazer parte da construção deste documento foi extremamente importante para mim, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O grupo de trabalho se dedicou à elaboração coletiva, com muito diálogo e troca de saberes”, destaca a pedagoga do Setor de Educação Especial Inclusiva da Semed, Andresa Ângela Pandolffi Santos.

Já nesta quarta-feira (26), o seminário destacou as práticas pedagógicas inovadoras e baseadas na escuta ativa da criança, com palestras sobre a avaliação na educação infantil: registros, portfólios e escuta sensível e a importância das interações e brincadeiras. Além das palestras, houve uma roda de conversas sobre as práticas exitosas nos municípios.

“Esse seminário nos inspira a continuar avançando nos processos de formação, acompanhamento e monitoramento, com ações que fortalecem o planejamento e que valorizem o protagonismo infantil, por meio do acolhimento e da escuta sensível às necessidades e curiosidades das crianças. Reconheço que a organização dos espaços e materiais com intencionalidade pedagógica, nesta etapa da educação, se ensina muito mais a partir das possibilidades de descoberta oferecidas às crianças, do que por meio de ações diretivas do professor, e, por fim, o reconhecimento de que a Educação Infantil é a etapa mais importante da Educação Básica, por ser o alicerce do desenvolvimento integral e das aprendizagens futuras”, disse a técnica pedagógica do Setor da Educação Infantil, Jocenir Elaine Rensman David.

A Secretária da Semed Jenilza Spinassé ressaltou o empenho de sua equipe na confecção do material orientador. “Posso afirmar que a contribuição de nossos colegas trouxe reflexões e experiências vivenciadas no cotidiano escolar, o que fortaleceu ainda mais a qualidade e a consistência do documento. Posso afirmar que esses dois dias do seminário ajudarão ainda mais nossos profissionais, pois as orientações lançadas servirão como referência para fortalecer a inclusão nas escolas municipais de todo o estado”, completou.  

Compartilhe essa notícia: