2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (SEMSA), membros do ADE Piraquê-Açú, em parceria com a Estratégia Suzano de Educação - Projeto Fortalecimento dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação, com a Assessoria da Roda Educativa (CEDAC), participou nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), em Fundão, do 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú de 2025. Também estiveram presentes nesta formação representantes das cidades de João Neiva, Ibiraçu e Fundão.
Esse encontro teve como objetivo o compartilhamento das informações para a participação das equipes técnicas dos municípios envolvidos, dando continuidade às discussões sobre os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo, focadas nos anos finais do ensino fundamental. Vale ressaltar que já foram planejadas as ações do Programa Escola para as Adolescências, no período maio a novembro, garantindo assim, a trajetória e permanência escolar dos estudantes.
Os dirigentes apresentaram os planos de ações de suas secretarias, além de uma análise do processo de implementação da política Escola das Adolescências. Em um primeiro momento, foi retomado o filme ‘Saneamento Básico’, e em seguida, as ações que estão em andamento por dimensão da gestão educacional, como os recursos, espaços, tempo, pessoas, monitoramento e processos.
Além da sistematização do processo de implementação da política das adolescências, como as metas e os recursos, também foi feita uma revisão colaborativa e intersetorial do plano das secretarias municipais de educação (SME), os próximos passos, e os encaminhamentos e avaliações do dia. Os técnicos formadores da Educação ainda conversaram sobre as ações em andamento da Política Escola das Adolescências.
A secretária de Educação Jenilza Spinassé participou do encontro e destacou conhecer o empenho de todos envolvidos nesse processo. “Eu conheço o trabalho com a Roda Educativa e posso falar que todas as cidades envolvidas nessa causa estão tendo um verdadeiro compromisso de transformar a vida, por meio da educação, de nossos estudantes e de todos aqueles que dependem de nós. E para conseguirmos ainda mais resultados melhores, temos que manter esses encontros formativos, monitorando a aprendizagem e planejando ações intersetoriais. A nossa meta é contribuir para a trajetória de sucesso dos estudantes em especial de 8º e 9º ano para que nenhum estudante abandone os estudos”, disse.
Já a líder do ADE Piraquê-Açú em Aracruz, a pedagoga Giucirlene de Bortoli, destacou como essas práticas vêm contribuindo para o avanço da educação nas cidades que compõem o arranjo. “Esses dois dias foram fundamentais para que nós pudéssemos fomentar o fortalecimento do território educacional por meio de um trabalho integrado com todos municípios participantes. Neste ano, nosso foco são os estudantes dos 6º ao 9º anos, promovendo práticas pedagógicas que ampliam oportunidades de aprendizagem e contribuem para uma educação de mais qualidade. Com o programa ADE Piraquê-açú criaremos um arranjo colaborativo, o que, sem dúvidas, garantirá ainda mais avanços na educação”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal