Servidores municipais participam de seminário sobre nova Contabilidade Pública

Publicado em: 16 de setembro de 2013
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Marcelo Coelho falou sobre a importância da capacitação
Servidores municipais participam de seminário sobre nova Contabilidade Pública

Para orientar os gestores quanto às mudanças que devem ser promovidas no âmbito da Contabilidade Pública, a Secretaria Municipal de Finanças de Aracruz, realizou na sexta-feira (13/9), o “Seminário da Nova Contabilidade Pública”, direcionada a secretários, subsecretários, agentes administrativos de todas as secretarias e das autarquias do município. O evento aconteceu no auditório do Polo UAB, com a presença do gerente de Contabilidade da Prefeitura de Vitória, o auditor interno Ericsson Salazar, que ministrou o tema “Gestão, seus reflexos na Nova Contabilidade Pública e os recentes controles do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - TCEES”.

O gerente de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Vitória destacou a necessidade de todos os gestores e técnicos estarem envolvidos nesse novo processo. “Só haverá mudanças se houver organização administrativa. É preciso o engajamento de todas as secretarias para que as mudanças exigidas no modo de fazer e agir da gestão ocorram, além de entendimento das novas proibições na organização.” 

O prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, disse que a capacitação é necessária visto que o tema é recente e uma exigência do Tribunal de Contas. “Já foi o tempo que contabilidade pública era assunto somente da Secretaria de Finanças. Por isso, é necessário uma administração moderna e organizada, com pessoas comprometidas com a gestão pública.

O  município de Aracruz está se adequando para atender os órgãos fiscalizadores, bem como os novos padrões da legislação da Contabilidade Pública que vem se igualar aos padrões internacionais”, disse o prefeito.

O secretário de Finanças, José Marim Abreu Júnior, destaca os resultados da implantação das novas normas da Contabilidade Pública. “O maior ganho é que a gestão passará a ter informações gerenciais de mais fácil acesso, o que subsidiará nas tomadas de decisões, além de proporcionar mais transparência e controle das informações. Para alcançarmos esses resultados, o município está se preparando, investindo em treinamento de pessoal, compra de equipamentos e finalizando o processo de licitação para contratação de um novo sistema de Contabilidade para atender as exigências das novas normas”, disse Abreu.

 

Mais informações 

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa

Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br

 

Compartilhe essa notícia: