Reunião entre SEMDE e Governo do Estado dá mais um passo para instalação do Estaleiro Jurong

O processo para instalação do Estaleiro Jurong no município de Aracruz deu mais um passo para concretização do projeto, na manhã da última terça-feira (17). O gerente de construção da Jurong do Brasil, José Jorge de Araújo, se reuniu na Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), em Vitória, com o secretário de Desenvolvimento Econômico (SEMDE) de Aracruz, Divaldo Crevelin, e o gerente de Novos Negócios da SEDES, Duarte Aquino, para definir ações governamentais que serão implementadas em conjunto, entre Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado. Fazem parte das ações, os trabalhos de infra-estrutura para viabilizar o projeto do estaleiro. Também estavam presentes na reunião a representante da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (ADERES), Cristina Veloso, e representantes da empresa responsável pelo estudo de impacto ambiental do empreendimento, já em fase de conclusão, o Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente (CTA).
Depois de definidas em detalhes, as ações serão encaminhadas para o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, e o governador do Estado, Paulo Hartung, que vão analisar as propostas e chegar a um consenso sobre como as partes (estadual e municipal) vão atuar para viabilizar a instalação. De acordo com o secretário de Aracruz, Divaldo Crevelin, a pauta da reunião representa grande importância para Aracruz, principalmente no momento de crise que paira por todo o país. “Aracruz é um município de industrialização, com potencial nativo para o desenvolvimento empresarial. Isso se revela como uma vantagem na maioria dos âmbitos da economia, em relação ao estado, mas acaba tornando-se, de certa forma, dependente do sucesso dessas empresas, para que o capital circule de forma estável. A instalação de um empreendimento de grande porte como o Estaleiro Jurong anima a gestão municipal e também o aracruzense, que é um dos principais beneficiados. O prefeito e o governador revelam grande empenho para que o projeto se concretize dentro do prazo previsto e, em um momento de crise, notícias como essa são revigorantes”, revelou Crevelin.
O Estaleiro Jurong é voltado para construção e reparo de embarcações, para atender basicamente as demandas da Petrobras e da Transpetro, em atividades como prospecção, extração e transporte de petróleo e gás natural em todo território nacional e exterior. Com investimento de R$ 500 milhões e previsão de início das obras de instalação para o segundo semestre do ano que vem, o projeto tem início de operação efetiva em 2011. O empreendimento vai gerar 3.500 empregos na fase de implantação e mais 5.000 empregos diretos na operação do estaleiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais