Aracruz vai intensificar mutirões de combate à dengue
A ação de combate à dengue em Aracruz foi potencializada na última terça-feira (09). Uma equipe da seção de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Aracruz reuniu forças com a Secretaria de Estado da Saúde para planejar uma ação mais eficaz contra o vetor da dengue e aproveitar os profissionais para qualificar funcionários e evitar quadros da forma mais violenta da doença, a dengue hemorrágica. Médicos clínicos gerais e pediatras, juntamente com enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) foram capacitados para dar assistência adequada aos indivíduos que chegarem aos postos e hospitais com sintomas, e fazer um trabalho preventivo para eliminar a chance de um surto ou epidemia nos próximos meses. O resultado da reunião, que aconteceu na sede da SESA em Vitória, foi a decisão de intensificar os mutirões e capacitar todas pessoas que possam se tornar multiplicadores.
A intensificação dos trabalhos dos agentes de combate à dengue no município pode ser percebida pelos mutirões realizados em várias localidades de Aracruz desde o início do ano e que culminou na ação de mobilização dentro da Prefeitura de Aracruz na sexta-feira passada (05). As próximas ações passam para os bairros e vão utilizar os multiplicadores para trabalhar nos locais com maior incidência de casos. A capacitação também vai chegar até as lideranças comunitárias, para maior mobilização nas respectivas comunidades por meio de mutirões para eliminação de criadouros. A intenção é de reduzir também os criadouros em terrenos baldios e pontos viciados de depósito de lixo. Os proprietários desses terrenos poderão sofrer notificações e multas, caso a decisão de limpeza da Secretaria de Saúde não seja acatada em tempo hábil.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Aracruz, Vicente Penteado Vizioli, as chuvas dos últimos dias e a temperatura dão condições à proliferação do mosquito e é nesse momento que a prevenção deve se intensificar. “Praticamente em toda a Sede de Aracruz temos foco do mosquito da dengue, ambiente criado devido às condições do tempo nos últimos dias. De hábitos diurnos, o mosquito precisa de um mínimo de água parada para depositar seus ovos e as campanhas vão agir de acordo com a receita tradicional, porém efetiva, de acabar com a água em pratos nos vasos de plantas e outros criadouros já conhecidos. Estamos na 50ª semana de monitoramento no município e temos atualmente 55 armadilhas contra o vetor. Hoje, os bairros onde existe a suspeita de casos são: Vila Nova, Morobá, Coqueiral e Barra do Sahy, além do distrito de Santa Cruz, onde foram confirmados 15 casos. Atualmente o caso mais crítico de infestação de dengue no município está em Barra do Riacho”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias