Prefeito Dr. Coutinho visita três aldeias indígenas para atender reivindicações das comunidades

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia de seu vice Beto Vieira, do secretário de Agricultura (Semag), Mauro Demartha, e do vereador Vilson Jaguareté, visitou, na tarde desta terça-feira (28), três aldeias indígenas com o objetivo de ouvir dos caciques suas principais reivindicações. A primeira aldeia visitada foi a “Amarelos”. O Executivo foi recebido pelo cacique Jocksley Ramos, que falou sobre as dificuldades de sua aldeia.
“Temos uma grande dificuldade de transitar pelas nossas vias, que em muitos pontos estão com buracos. E quando chove a situação fica ainda mais complicada, sendo que utilizamos diariamente para levar nossas crianças na escola ou na Unidade de Saúde que ficam na aldeia de Caieiras Velha”, pontuou.
O secretário Mauro Demartha confirmou que vai analisar os principais pontos para poder deixar o material a ser usado na revitalização das vias, para assim que as máquinas chegarem poder ganhar tempo. “Já recebemos seis máquinas que vão reforçar os trabalhos de manutenção das estradas rurais e das comunidades indígenas. São dois tratores com roçadeiras e braços biarticulados, duas caçambas truck, um caminhão-pipa truck e uma carregadeira que otimizará nossa mão de obra”, destacou.
Em seguida, a comitiva seguiu para a aldeia de Olho D'Água e foi recepcionada pelo cacique Roberto Carlos Silveira, que também relatou a mesma dificuldade em suas vias. “Nossas estradas também estão ruins, sendo que muitas vezes o ônibus escolar quebra ou fica atolado, não conseguindo deixar os alunos na escola da aldeia de Três Palmeiras. Também precisamos da presença de garis para coletar os nossos lixos”, disse.
Dr. Coutinho garantiu que as estradas serão revitalizadas, porém com relação à coleta do lixo, terá que olhar essa questão com a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans). “Já no próximo dia 15 de julho daremos início ao trabalho de revitalização das estradas das aldeias, porém, com relação à coleta de lixo, temos que estudar junto à Setrans a viabilidade dos caminhões passarem na aldeias, ou alguma outra forma para podermos fazer essa coleta”.
A última aldeia visitada foi a de Nova Esperança, onde o cacique Marcelo Wera, além de relatar os mesmos problemas nas estradas e na coleta do lixo, também solicitou ao Executivo ajuda na criação de um projeto de etnoturismo, revitalização do campo de futebol local, melhor distribuição energética, além da criação de um ponto de apoio para atender as demandas da saúde.
“Essa é a primeira vez que estou vindo aqui na aldeia. Tenho um grande desejo em querer ajudar e vou analisar todos os pontos colocados com as secretarias responsáveis para podermos ajudar vocês. Como já disse nas outras aldeias, no próximo dia 15 de julho vamos dar início aos trabalhos nas estradas com o novo maquinário que começamos a receber na Agricultura e, posteriormente, vamos analisar as outras demandas”, finalizou Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial