Por falta de doses, prefeitura de Aracruz suspende temporariamente aplicação de primeira dose da vacina contra a covid-19
A Prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Saúde (Semsa), informa que a partir dessa sexta-feira (16), fica temporariamente suspensa a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. A suspensão se deve à falta de envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde aos estados brasileiros, comprometendo a continuidade da campanha neste momento.
Até normalizar a situação a aplicação da segunda dose continua normalmente em todas as Unidades de Saúde de Aracruz. A paralisação não afetará o cronograma da aplicação da segunda dose daqueles que foram imunizados com a vacina Astrazeneca, porque o município não alterou a reserva. A semsa possui uma reserva técnica das vacinas o que garante a segunda dose para mais de 1600 aracruzenses.
A Semsa destaca que a expectativa é que novas remessas de vacina cheguem ao município, na próxima semana, para que a vacinação continue nos grupos que estão sendo contemplados de acordo com a faixa etária.
Vacinação Influenza
Outro vírus que também preocupa, é o da Influenza e para minimizar as complicações decorrentes da gripe, a Semsa reforça as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacina disponibilizada é trivalente e protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
A vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, em todas as Unidades de Saúde do município. A dose está sendo aplicada em pessoas acima de 6 meses de idade.
Benefícios contra o Coronavírus
Um estudo apresentado no European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID) sugere que pessoas vacinadas contra o vírus Influenza, podem estar parcialmente protegidas dos efeitos graves provocados pelo novo coronavírus e têm menos risco de precisarem de ajuda médica emergencial.
A vacina da gripe não reduziu o número de mortes e continua não tendo efeito contra o novo coronavírus. Porém, algumas pesquisas anteriores já haviam sugerido que receber uma dose do imunizante poderia, sim, ser benéfica, por ativar a resposta imune inata do organismo— uma espécie de exército de defesa que combate invasores em geral, sem nenhum patógeno específico na mira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada