Gestão Ambiental de Aracruz é destaque em seminário da UFES
Já conhecido pelo pioneirismo em Gestão Ambiental no Norte do Estado, o município de Aracruz foi destaque novamente, dessa vez em São Mateus, na I Semana Acadêmica dos cursos de biologia, farmácia e agronomia do Centro Universitário da UFES, que aconteceu na última sexta-feira (07). O biólogo Valber Luiz Campores, secretário de meio ambiente de Aracruz, ministrou uma palestra para explicar as atribuições legais de se assumir plenamente a gestão ambiental.
Com o tema “Município e meio ambiente”, o biólogo falou sobre a obrigatoriedade de proteção da natureza, baseado na Constituição Federal, e sobre a falha do cumprimento desta determinação, já que apenas 5% dos municípios brasileiros têm gestão ambiental plena. “A falta no cumprimento deste dever é a principal responsável pelo atraso nas licenças ambientais por parte do IEMA, que acaba gerando grande insatisfação nos empreendedores. Isso diminui a geração de emprego e atrasa o desenvolvimento de uma região”, afirmou Campores.
No Estado, somente os municípios de Vitória, Serra, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Itapemirim assumiram plenamente a gestão ambiental. Os outros municípios não controlam as respectivas atividades de impacto local. Isso sobrecarrega IEMA, que passa a atuar somente de forma supletiva, devido à omissão. Para o município assumir a gestão ambiental é preciso ter legislação própria, estrutura adequada, equipe técnica multidisciplinar e Conselho de Meio Ambiente paritário, consultivo e deliberativo, ou seja, é autônomo e tem autoridade para tomar as próprias decisões em relação ao tema.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias