Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
Mais uma vez o município de Aracruz mostrou todo seu potencial na prática do xadrez estudantil! Desta vez, o destaque veio nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) disputados neste último sábado (20), na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória. Uma delegação com mais de cem estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino particulares participou do torneio sob a tutela do professor Alessandro Camporez, que já desenvolve esse trabalho no Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ezequiel Fraga Rocha e região há 20 anos.
A aluna Anna Moreira Andrade Preisigke do Espaço Livre foi a grande campeã, seguida por Yasmim Pinheiro Ferreira da Emef Ezequiel Fraga Rocha, que foi vice campeã e por Emanuel Bandeira Marinho, também da Emef Ezequiel Fraga Rocha, que ficou com a 3ª colocação, todos da categoria infantil. “Além dessas colocações, também tivemos outras expressivas, como do 4º ao 8º lugar, sendo que 101 estudantes participaram do torneio, com 21 aqui de Aracruz”, disse Alessandro Camporez.
No ano passado, também pelos Jees, Aracruz foi o município com a maior quantidade de representantes na modalidade do xadrez dos últimos 5 anos em todo o Brasil, quando, na ocasião, quatro estudantes se classificaram para representar o Espírito Santo em Uberlândia. “Isso sem dúvida mostra nossa tradição e força na prática do xadrez nas escolas. Neste ano conquistamos duas das quatro vagas disponíveis para os Jebs, que serão disputadod em Brasília, logo na primeira semana de setembro. Vamos continuar nos preparando, e neste próximo sábado (27) teremos a 5ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)”, lembrou Alessandro.
Com relação às conquistas das duas vagas para os Jebs, a secretária de Educação (Semed) Jenilza Spinassé comemorou muito, e afirmou que continuará investindo nessa prática. “Parabéns aos nossos estudantes. É com muita alegria e orgulho que eu recebo a notícia dessa classificação. Fiquei honrada de nossa pasta poder contribuir com o translado dos nossos atletas. Vamos sim continuar investindo nessa prática, porque são muitos os frutos colhidos, o que faz de nós, uma referência em todo o país”, enfatizou.
A secretária de Educação Jenilza Spinassé parabenizou todos os estudantes envolvidos nesse grande feito, e lembrou que isto coloca ainda mais Aracruz como referência no Xadrez. “Parabéns a nossas crianças e adolescentes por mais essa grande conquista, colocando nossa cidade cada vez mais em evidência. Sempre fomos referência em todo estado e no Brasil. Vale lembrar que nossos estudantes já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e participaram da Olimpíada Nacional. Isso só nos motiva a continuar investindo nessa prática, que também é pedagógica”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026