Educação promove o 1º Encontro Formativo para pedagogos em 2025

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta quarta-feira (23), no Mini Auditório do Ifes, o 1º Encontro Formativo para Pedagogos em 2025. O evento, que ocorreu em dois momentos, turnos matutino e vespertino, objetivou apresentar a organização do percurso formativo deste ano, assim como reconhecer o Conselho de Classe como espaço de diálogo que contribui para o acompanhamento do desempenho dos estudantes e para a tomada de decisões pedagógicas mais eficazes.
A formação foi ministrada por Lorena Mercier, Roberta Pimentel e Viviane Cabidelle da equipe pedagógica do Setor de Ensino Fundamental.Também foram passadas as orientações para manter organizada a rotina do coordenador pedagógico e para compreender os critérios exigidos para complementação Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), uma complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Logo no início aconteceu um momento cultural. Aos profissionais da educação foi apresentado o famoso autor russo, Liev Tolstói, nascido em 1828. Em suas obras e por meio de indagações, ele fazia com que as pessoas percebessem sua própria ignorância. Desta forma, incentivava-as a estudarem e a refletir mais sobre os mais diversos assuntos. Seus romances apresentam uma análise psicológica, crítica social e fluxo de consciência.
Os pedagogos conheceram a aplicabilidade do sistema do Conselho de Classe, que é um espaço de diálogo que contribui para o acompanhamento do desempenho dos estudantes e para a tomada de decisões pedagógicas mais eficazes. Um outro fator importante trabalhado foi a equidade, que busca adaptar as regras e as condições materiais e emocionais às necessidades e possibilidades de cada um, identificando o que é comum e o que é específico.
“Com a equidade é possível proporcionar ações diferenciadas em busca de oportunidades e do direito de aprender, promovendo o desenvolvimento de todos com base em um repertório comum que se diversifica e se amplia conforme a necessidade de cada indivíduo que compõe o grupo. Essa formação possibilitou oferecer uma melhor análise de fatores que contribuíram para melhorias na qualidade da educação de nossa Rede Municipal de Ensino”, destacou Lorena Mercier.
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