Prefeitura de Aracruz encerra ciclos da Formação Tertúlias Inclusivas

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu na tarde da última segunda-feira (27), o evento “Tertulião" - Uma tarde tropical com diretores, pedagogos e professores de AEE da Rede Municipal de Ensino. O evento também contou com a presença de técnicos da Semed e do Coletivo Famílias pela Inclusão de Aracruz. A organização foi realizada pela Equipe Colaborativa da Educação Especial e Inclusiva, que encerrou os ciclos de atividades da Formação Continuada em Serviço Tertúlias Inclusivas no município, parte de um processo construído em 2023.
Durante o ano, os professores de AEE e pedagogos da rede participaram, em pequenos grupos, dos encontros formativos que foram organizados em Polos por regiões, e a formação proporcionou o conhecimento e aperfeiçoamento desses profissionais para serem formadores e multiplicadores, nas escolas que atuam. As Tertúlias Inclusivas objetivaram repensar as práticas pedagógicas e a organização curricular, propondo estratégias que possam promover um planejamento acessível para todos os estudantes, combatendo o capacitismo, promovendo as reflexões baseadas no modelo social da deficiência e investindo na potencialidade de todas as pessoas.
Drª Ariadna Effegen, que é professora no IFES do campus de Nova Venécia, realizou a palestra “Inclusão Escolar: possibilidades de ensino” e trouxe uma potente contribuição ao município, no sentido de humanizar o processo na prática docente baseada em uma pedagogia diferenciada e nas ações que acontecem todos os dias nas escolas, primando pela educação como direito de todos, com princípios e ideias inegociáveis.
A programação do evento seguiu com os relatos de experiências de profissionais que representaram a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação em Tempo Integral e Educação Escolar Indígena, onde fizeram acontecer o Tertuliar nas Escolas com suas equipes durante todo o ano. Além disso, sorteio de brindes e painel interativo marcaram a tarde desse grande evento.
A técnica pedagógica e professora de AEE, Alline Siqueira, destacou a importância desses movimentos da educação inclusiva em Aracruz e considerou as formações um marco na educação do município. “Sempre investimos na formação continuada em serviço. Mas, a formação das Tertúlias Inclusivas foi um marco histórico na educação em nossa cidade, pois ofertou um formato diferenciado nas formações do nosso professor de AEE juntamente com os pedagogos da rede”, disse.
Ainda de acordo com Alline, a formação foi idealizada pensando nas especificidades das escolas por regiões. “Nos organizamos para realizar em cada polo, seis encontros presenciais, quatro encontros virtuais e um intenso processo de formação e multiplicação nas escolas com duração de 45 dias cada, totalizando quatro ciclos formativos, incluindo todas as escolas da rede de ensino de Aracruz. Foi um processo muito gratificante, robusto e potente. Estamos felizes com os resultados”, destacou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 26ª Chamada
- Projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz é enviado ao legislativo para aprovação
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 80ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 8ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 79ª Chamada
- Genética e Negócios: Leilões da 26ª Expo Aracruz prometem agitar o evento
- Projeto “Financinhas nas Escolas” incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades em educação financeira
- Audiência Pública discute limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Aracruz
- Rodeio: entre a tradição do campo e o espetáculo das arenas
- 26ª Expo Aracruz celebra o agro, impulsiona negócios e reúne grandes atrações musicais