Outubro Rosa: secretaria de saúde promove ações de prevenção ao câncer de mama

Com a chegada do mês de Outubro, a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) está preparando uma programação especial para intensificar os serviços oferecidos às mulheres aracruzenses durante a campanha do Outubro Rosa. O movimento é conhecido por conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também do colo do útero, assim, contribuindo com a redução da mortalidade.
Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde (US) de todo o município oferecerão uma programação especial para as mulheres, com a oferta de teste rápido de Sífilis e HIV e coleta de preventivo. Além disso, entre os dias 17 e 22, será agendado o exame de mamografia na clínica Ultramais, que fica localizada anexa ao Hospital São Camilo.
O grande Dia D em alusão a campanha acontecerá no dia 22, na Casa Rosa, onde as mulheres terão acesso a atendimentos e solicitações de mamografia e preventivo, além de educação em saúde.
“Muitas mulheres perdem a vida por uma doença que pode ser diagnosticada precocemente e tem grandes chances de cura. Por isso destacamos a importância da campanha Outubro Rosa, e, neste mês, intensificamos as atividades relacionadas à saúde da mulher, ampliando o acesso aos serviços e também, oferecendo mais informações. Que as mulheres aracruzenses aproveitem essa programação e assim, possam dar toda a atenção necessária a sua saúde, fortalecendo a prevenção desta e de muitas outras doenças”, destacou Rosiane Scarpatt, secretária de Saúde de Aracruz.
A campanha
O Outubro Rosa é uma campanha internacional com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos, como atividade física regular, alimentação saudável, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial
- Campanha de Vacinação Antirrábica começa no dia 11 de agosto
- Corpo de Bombeiro divulga calendário para reciclagem e curso de formação de guarda-vidas
- Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
- Saúde publica 5ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Prefeitura orienta população sobre prazos e benefícios do Programa Municipal de Regularização de Edificações