Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos

A saúde ocular dos aracruzenses tem sido uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que tem garantido o acesso gratuito a atendimentos e procedimentos oftalmológicos, além da entrega de óculos de grau. Desde o final de 2022, onde foi realizada a implantação dos serviços, mais de 6.500 atendimentos foram realizados.
Os números mostram que, em 2023, foram realizados 758 atendimentos. Já em 2024, o número saltou para 4.219 e, somente até junho de 2025, 1.566 aracruzenses tiveram acesso aos serviços. O serviço é oferecido por meio da rede municipal, com encaminhamento a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS), respeitando os critérios de regulação e necessidade médica.
Para que a população possa ter acesso aos serviços de forma rápida e assim, garantir a resolução dos possíveis problemas, a Semsa, em parceria com o Hospital Maternidade São Camilo (HMSC), tem realizado diversas cirurgias com demandas reprimidas na cidade e assim, diminuindo as filas de espera.
Além das consultas, o município também ofereceu óculos gratuitos para os pacientes com prescrição, como forma de promover inclusão, autonomia e qualidade de vida. De 2023 até junho de 2025, já foram entregues 2.065 unidades.
“Durante muito tempo, os aracruzenses precisaram sair do município para conseguir atendimento oftalmológico. Isso gerava desconforto, custos e, muitas vezes, dificultava o acesso de quem mais precisava. Hoje falamos que esse cenário mudou. Implantamos um serviço completo de saúde ocular aqui em Aracruz, com consultas, exames e entrega gratuita de óculos, tudo feito com dignidade, segurança e perto de casa”, disse Rosiane Scarpartt, secretária da Semsa.
Rosiane ainda destaca a importância de ofertar esses serviços no município. “Investir na saúde ocular é investir na qualidade de vida da nossa população. Sabemos o quanto a visão está ligada ao aprendizado, à produtividade e ao bem-estar das pessoas. Esses resultados refletem o compromisso da gestão com uma saúde pública mais humana, acessível e eficiente”, pontuou.
Como ter acesso aos serviços?
Para ter acesso aos atendimentos, o cidadão deve ser morador de Aracruz e caso não tenha nenhum encaminhamento, o paciente pode passar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em uma Unidade de Pronto Atendimento (PA), para assim ser avaliado por um clínico geral e encaminhado para um oftalmologista.
O município oferece exames de oftalmologia em geral; consultas; encaminhamento para cirurgia de catarata, pterígio, dentre outras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização