Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial

Publicado em: 04 de setembro de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial

A comunidade de Santa Rosa, interior do município, celebra a 27ª edição da tradicional festa que acontece no local e recebe milhares de pessoas. Durante os quatro dias de festejos, o evento contará com com o suporte das câmeras da Central Integrada de Segurança e Inteligência (Cisi) da Prefeitura de Aracruz.

Serão duas câmeras PTZ instaladas, que fornecem imagens em 360º e equipamentos de reconhecimento facial na portaria principal, ampliando, assim, a eficiência na identificação de pessoas e contribuindo para um ambiente ainda mais seguro para todos.

A tecnologia utilizada durante o evento, reforça a segurança para os presentes, permitindo uma atuação mais rápida e eficiente das forças de segurança, caso aconteça alguma situação de risco. 

“Estamos utilizando o videomonitoramento e o reconhecimento facial como ferramentas de apoio à segurança durante a festa. Esses equipamentos permitem um acompanhamento em tempo real, auxiliando as polícias civil e militar na prevenção e resolução de ocorrências. É uma forma de garantir que a comunidade e os visitantes possam aproveitar os quatro dias de festa com mais tranquilidade e proteção”, ressaltou Higor Bandeira, secretário de Transformação Digital (STD) e responsável pela operação do sistema.

 

Videomonitoramento
Atualmente, a Central opera com 150 câmeras de videomonitoramento, contendo equipamentos que permitem visão em 360° e são itinerantes, podendo ser realocadas conforme a necessidade em diferentes pontos do município. No sistema de cerco eletrônico, quase 60 câmeras monitoram vias públicas, com capacidade para identificar todos os tipos de veículos, especialmente aqueles com restrições. Quatro dispositivos realizam a identificação semafórica, detectando avanços de sinal, infrações em faixas de pedestres e possíveis acidentes.

Compartilhe essa notícia: