Encontro Estadual de Cooperação Técnica debate os Planos Decenais de Educação

Aracruz participou de terça (3) a sexta-feira (6), no Ifes, em Vitória, do Encontro Estadual de Cooperação Técnica. O município esteve representado pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé, que acompanhada de outros secretários municipais e gestores da educação, participou da experimentação do uso de dados e de uma vivência da metodologia para a elaboração do Plano Decenal de Educação.
Trata-se de um instrumento de planejamento a longo prazo (10 anos) que define as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional em um determinado território (nacional, estadual ou municipal). Trata-se de um conjunto de reflexões e ações que visam responder às demandas reais da educação, com foco em estratégias de curto, médio e longo prazo. Durante os quatro dias de eventos, os secretários municipais de educação de todo o estado capixaba tiveram uma vasta programação.
Eles conheceram o Projeto de Lei 2614/2024 que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034, que está em tramitação no Congresso Nacional. Também tiveram acesso ao guia de elaboração dos planos decenais de educação com os passos metodológicos e conheceram a importância da intersetorialidade nesses planos. Entre os outros tópicos abordados no encontro, destaque para a apresentação do Novo Plano de Ações Articuladas (PAR), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP.
Jenilza Spinassé destacou qual foi a experiência vivida mais importante nesse encontro. “Pra quem não está na ponta, no locus do problema, foi um aprendizado muito grande. Foi muito importante a participação coletiva – o olhar do gestor e o olhar de quem faz o controle social. Tivemos acesso aos dados para a construção dos planos, sendo que a metodologia proposta é um facilitador para a construção de planos a partir de problemas reais, viabilizando a definição de objetivos, metas e estratégias para superá-los”, disse.
A secretária de educação de Aracruz também destacou qual foi o principal desafio a ser enfrentado daqui pra frente. “Realizar o diagnóstico da educação local, objetivando subsidiar a elaboração do novo plano, formar equipes locais (municipais) para vivenciar a metodologia proposta neste encontro, construir e implementar o comitê de governança local, que atuará na construção, monitoramento e avaliação do plano, sem dúvida, será um grande desafio para os próximos dez anos”, completou.
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