EMEF José Marcos Rampinelli encerra Projeto de Leitura
Publicado em: 19 de dezembro de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana

Na EMEF José Marcos Rampinelli, a leitura ganhou vida e um toque especial durante todo o ano letivo com a presença da mascote Cloé, uma simpática tartaruga que se tornou símbolo de incentivo à leitura e à escrita entre os estudantes. O projeto conduzido pela professora do 1º ano A, Sônia Neves, teve como objetivo principal despertar o interesse das crianças pela leitura, melhorar os índices de fluência leitora e promover a escrita de forma lúdica e interativa.
A cada semana, os alunos levavam a bolsa da Cloe para casa, contendo histórias, desafios matemáticos, caderno do Projeto Municipal Comunidade de Leitores, entre outras diversas atividades criativas, que envolviam os alunos em um universo encantador de letras e palavras. Os estudantes eram incentivados a ler para Cloé, escrever pequenas histórias, o que fez com que a prática da leitura e da escrita se tornasse algo prazeroso.
A professora Sônia, inovou ao usar a mascote como motivadora contínua, transformando a rotina escolar e fortalecendo o hábito e prazer diário da leitura.
O projeto trouxe resultados visíveis: os índices de fluência leitora avançaram significativamente nesta turma do primeiro ano. Pais e responsáveis também notaram a mudança no interesse das crianças.
Para encerrar o projeto com chave de ouro, no dia 17 de dezembro, a escola organizou a grande culminância com a celebração do aniversário da Cloé, uma festa repleta de emoção e atividades interativas para celebrar as conquistas. A mascote Cloé, carinhosamente representada por meio de uma pelúcia, foi o centro das atenções.
“A Cloé trouxe um significado afetivo e lúdico para o aprendizado. Conseguimos unir o imaginário infantil com o desenvolvimento educacional, e os resultados falam por si”, destacou a professora Sonia Neves.
Essa ação não apenas motivou os alunos, mas também inspirou toda a comunidade escolar, provando que a criatividade, o carinho e a persistência podem ser os melhores aliados na educação, disse a diretora Marta Aiolfi.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena