Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado

Em cada brinquedo tocado como curiosidade, em cada massinha modelada com carinho, em cada jogo educativo compartilhado, nasce uma nova possibilidade de aprender e evoluir para os estudantes com deficiência. As Salas de Recurso Multifuncional da rede municipal não são apenas espaços de apoio pedagógico, são locais de mais afeto, respeito às diferenças, mais dignidade, mais cuidado e de reconhecer que toda criança tem direito de pertencer, aprender e sonhar dentro da escola e da sociedade.
Desde 2021, a gestão municipal tem dedicado recursos na ampliação da Educação Especial Inclusiva. Naquele ano, havia cerca de 20 salas e, hoje, esse número mais que dobrou. São cerca de 50 salas em funcionamento, atendendo mais de 1000 estudantes com deficiência.
“A Secretaria de Educação tem evoluído na Educação Especial Inclusiva, seja na formação dos profissionais que estão diariamente dentro das unidades escolares ou nos equipamentos disponibilizados. Esse avanço no número de salas não é apenas numérico, representa uma mudança de cultura, de olhar e de práticas. Descentralizamos recursos, investimos em formação continuada dos profissionais e, principalmente, em uma rede que acredita no potencial de cada criança. Evoluímos tanto que a inclusão deixou de ser discurso para se tornar uma realidade viva nas nossas escolas”, comentou a secretária da pasta, Jenilza Spinassé.
De acordo com a coordenadora do setor de Educação Especial Inclusiva, Andresa Angela Pandolffi Santos, os espaços são locais que devolvem a esperança para os estudantes especiais. “Cada sala é equipada com recursos pensados para o desenvolvimento integral das crianças com mesas interativas, tapetes pedagógicos, jogos educativos, massinhas coloridas e materiais sensoriais que estimulam o aprendizado de forma lúdica e adaptada. Mais do que isso, são os profissionais especializados, capacitados para lidar com as particularidades de cada estudante, que tornam esses espaços ambientes de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem”, pontuou.
O trabalho da equipe multiprofissional e o diálogo constante da Secretaria de Educação com as famílias também têm sido fundamentais para o sucesso da iniciativa. Os professores especializados em deficiências intelectual, visual e auditiva atuam com dedicação e escuta ativa, promovendo atividades adaptadas que respeitam o ritmo de cada aluno.
“Estamos fazendo da inclusão uma política pública concreta, com estrutura, formação e, acima de tudo, com coração. Ao acompanhar o desenvolvimento de uma criança na Sala de Recurso Multifuncional, a gente entende o verdadeiro sentido da gestão pública. Educação Inclusiva também é garantir direitos iguais, que a criança tenha chance de evoluir e desenvolver. É muito mais que estruturas dentro das escolas, trata-se de respeito, amor ao próximo e de acreditar que tudo começa com uma escola mais acolhedora. É nisso que eu acredito. A ampliação das Salas de Recurso Multifuncional mostra o compromisso da nossa gestão em garantir que todas as crianças sejam vistas, respeitadas e valorizadas por quem elas são. Com sensibilidade, investimento e compromisso, a gestão municipal reafirma que a Educação Inclusiva está evoluindo”, afirmou o prefeito Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização