Educação participa de Seminário sobre a construção de padrões de desempenho para o Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação (Semed) participou nesta quarta-feira (25), em Brasília, do Seminário “Construção de Padrões de Desempenho para o Ensino Fundamental”. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado (Consec).
Entre os principais objetivos do seminário, destaque para a apresentação dos padrões de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental, elaborados pelo Inep, a partir de um processo técnico que deu origem à definição desses referenciais. O município de Aracruz foi representado pela técnica pedagógica Daniela Reis de Jesus Rossoni, que ressaltou a importância de participar da construção desses padrões.
“Estiveram presentes representantes das secretarias de Educação dos 26 estados brasileiros, o que demonstra a dimensão e relevância do seminário, que corresponde à terceira etapa da pesquisa ‘Padrões de Desempenho para a Educação Básica’. Tudo o que aprendemos aqui, sem dúvida, nos ajudará ainda mais a dar um passo essencial na garantia de padrões de desempenho consistentes e alinhados nacionalmente”, afirmou Daniela.
Durante o evento, a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Hilda Linhares, apresentou as propostas desenhadas até o momento pelo Instituto para os padrões de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. “Houve um avanço no entendimento do que pode ser considerado um desempenho adequado para cada etapa, em termos dos pontos de corte das escolas. Trabalhamos com a ideia daquilo que é, ao mesmo tempo, exequível e desejável. As descrições pedagógicas desses pontos estão muito vinculadas às tarefas que conseguimos mapear. No entanto, essas descrições podem e devem ser enriquecidas com o diálogo entre especialistas das diferentes áreas”, explicou Hilda.
As exposições foram pautadas na temática da pesquisa sobre padrões de desempenho no contexto das políticas públicas. O estudo, conduzido pelo Inep ao longo de 2023 e 2024, em parceria com docentes e consultores internacionais, teve como objetivo definir novos padrões para o Saeb, sendo um dos temas centrais do seminário. As referências internacionais para o Ensino Fundamental também foram objeto de discussão.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização