Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (CIMEX) continua preparando estudantes para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)

Mais de 120 estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino e particulares participaram na manhã e tarde deste sábado (4), da 8ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (CIMEX). A continuidade desses eventos, promovido pelo professor Alessandro Camporez, vem servindo como uma preparação para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), a ser realizado em outubro, na cidade de Uberlândia.
Além disso, o CIMEX continua mostrando que Aracruz se mantém cada vez mais como referência no estado e no Brasil. Em sua última edição, ocorrida no início de setembro, o município recebeu a visita de nada mais, nada menos, que o Grande Mestre Internacional de Xadrez, Rafael Leitão. Ele é bicampeão mundial (sub-12/1991; Sub-18/1996), heptacampeão Brasileiro Absoluto, com nove participações em olimpíadas e considerado o enxadrista número um do Brasil.
Na ocasião, ele falou de sua passagem pela cidade. “Aproveitei a oportunidade para visitar algumas escolas na companhia do professor Alessandro Camporez, que me convidou para a 7ª Etapa do Cimex. Fiquei muito contente em saber que aqui tem muitas crianças praticando o xadrez. Acho muito importante essa prática dentro das escolas, inclusive percebi que em uma delas, esse esporte integra a grade curricular. Considero esse ambiente perfeito para as crianças estudarem o xadrez, o que é o futuro para podermos popularizar essa prática no Brasil”, afirmou.
O professor Alessandro Camporez lembrou do desempenho dos alunos no último Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2025, disputado na cidade de Caxambu (MG), há duas semanas. “Duas de nossas alunas foram vice-campeãs e conquistaram a prata, o que me encheu de orgulho, pois percebo que nosso esforço vem apresentando cada vez mais resultados. A realização do Cimex é uma forma de continuarmos valorizando e incentivando essas crianças e adolescentes a se capacitarem cada vez mais para seus desafios futuros. Parabéns a todos”, comemorou.
Alessandro também agradeceu o apoio que a prefeitura continua dando ao fomento da prática de xadrez em Aracruz. “Queria agradecer o apoio da secretaria de Educação (Semed) que sempre nos apoia, como no auxílio ao transporte, por exemplo. Nós também incentivamos nossos colegas que queiram, de alguma forma, iniciar esse trabalho nas escolas, porém precisamos de expandir essa ideia, como termos algo que venha em formato de lei para que todos possam ter acesso”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena