Aracruz participa de seminário sobre a educação Inclusiva e seus desafios

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções, em Vitória, do seminário: “A Educação Inclusiva e seus Desafios”. O município esteve representado pela secretária Jenilza Spnassé, pela subsecretária Marineusa Soares Pimentel, pela professora de Educação Especial Alline Siqueira e equipe técnica.
O evento foi realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (UNDIME-ES), e na ocasião, o município de Aracruz participou da entrega de uma minuta de um documento orientador para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino no Espírito Santo. Ele foi elaborado durante os oito Encontros do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Especial, realizados em Nova Venécia no primeiro semestre desse ano.
“Eu estive presente nesses encontros com as equipes de educação especial das cidades participantes para a elaboração desse documento. Por meio desse trabalho percebi que tivemos grandes momentos para podermos socializar as práticas inclusivas e estudarmos as legislações vigentes, processo que tem gerado uma formação profissional potente coletiva”, lembrou Alline Siqueira.
Durante o seminário ainda houve um momento formativo com a temática ‘Linguagem e escola: entre o dito e não dito na construção de uma Educação inclusiva para todos’ promovido pelo Aprender Brasil. A Educação Especial é considerada uma modalidade em constante transformação, por isso a realização desse seminário da UNDIME somou muito para a construção de práticas legais fundamentadas.
“Importante demais a participação do município nessa construção, elaboração para as diretrizes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, pois nos permite avaliar, refletir e planejar os rumos para o processo inclusivo. Sabemos e reconhecemos que para contribuir com essa construção faz-se necessário definir o processo formativo dos profissionais da educação e a busca permanente das parcerias e participação das famílias”, completou a secretária Jenilza.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais