Alunos da EMEF Ezequiel Fraga Rocha dão show na Gincana Cultural, Recreativa, Ambiental e Beneficente

Com o tema “exercitando a cidadania e incentivando a cultura de paz nas escolas”, a EMEF Ezequiel Fraga Rocha, bairro Bela Vista, promoveu na manhã e tarde desta sexta-feira (4), a culminância de uma grande gincana cultural, recreativa, ambiental e beneficente. Cerca de 850 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, divididos em cinco equipes, após passarem o último mês estudando os temas em sala de aula, protagonizaram grandes apresentações de dança e coreografias.
Sob os olhares atentos de uma bancada de jurados, eles desenvolviam suas belas performances com muitas cores e movimento. Cada uma das equipes tinha uma cor e um tema específico acerca da promoção da paz, como por exemplo, branca (rejeitar a violência); amarela (respeitar a vida); rosa (preservar o planeta); azul (ser generoso) e verde (redescobrir a solidariedade).
Além de suas apresentações, eles ainda fizeram uma grande coleta de recicláveis, com mais de 141 mil unidades de garrafas pet e latas de metal. Para esse feito, uniformizados eles passaram de porta em porta de residências, restaurantes e supermercados fazendo a coleta, passando informações e conscientização quanto ao correto descarte dos resíduos sólidos. Todo esse material será vendido e os recursos utilizados na compra das premiações dos próprios estudantes. Eles também fizeram coletas de cestas básicas que serão doadas a famílias carentes.
“Essas atividades aconteceram pela última vez ainda em 2019 em função da pandemia. É uma grande satisfação ver essa escola ganhando vida novamente. Nossos alunos estão resgatando um grande momento de aprendizagem, que por meio da escrita, da pintura, eles produziram muitos conteúdos relacionados em cartolinas e cartazes. Isso é muito bom, pois com isso conseguimos ainda incentivá-los a ficarem mais tempo fora das telas dos celulares e aparelhos eletrônicos”, destacou o diretor Ricardo de Oliveira.
A gincana da EMEF Ezequiel Fraga Rocha aconteceu pela primeira vez em 2006, com muitas realizações para todos os envolvidos. Antes mesmo de sua culminância, suas ações acontecem durante o ano letivo por meio dos projetos da própria escola, como a Coleta Seletiva, além dos estudos na sala de aula, o que motiva tanto os professores, pedagogos, direção e alunos. “Nossas crianças e adolescentes amam esse momento. Eles mostram muito entusiasmo em suas apresentações, o que nos cativa. Vamos trabalhar para manter esse momento vivo todos os anos”, completou Ricardo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade