Aluno de escola pública de Aracruz é vice-campeão nacional de redação

O 2º lugar no I Concurso de Redação do Senado Federal ficou com o aluno Douglas Chagas de Castro Mercier, da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, de Vila do Riacho. Com o tema "A Bandeira Nacional", o aluno foi orientado pela professora Kelli Martinelli, com a supervisão da professora Maria das Graças Cuzzuol Sagrillo, colocou a idéia no papel e sagrou-se vice-campeão em todo o Brasil, entre alunos de 21 mil escolas públicas participantes. O primeiro lugar ficou para um aluno de Santa Catarina. No Espírito Santo, 263 escolas se inscreveram. Num dos trechos da redação, ele escreve: "Por confundir Pátria com Governo, o povo desvaloriza o Brasil e seus símbolos pátrios, porém o amor dos brasileiros pelo lindo pendão da esperança é como um fogo que por vezes abranda, mas nunca se apaga”.
A diretora da EEEFM “Ermentina Leal”, Magda Maria Barcellos da Costa, recebeu a ligação dos funcionários do Senado Federal de Brasília, no último dia 28, quando foi informada que a premiação deve acontecer no dia 19 de novembro, na própria escola, com a presença de representantes do Senado que irão realizar a cerimônia e a TV Senado fará a cobertura. Na oportunidade, o aluno receberá um microcomputador e a escola receberá dois microcomputadores, além de kits, contendo Bandeira Nacional, publicações, documentários, CD e certificado de classificação.
Ainda segundo a diretora, Douglas, é participante assíduo de concursos. “No ano passado ele conquistou o 2º lugar no Concurso de Redações dos Correios, além de já haver conquistado outros prêmios em competições realizadas pela Aracruz Celulose. Douglas é um excelente aluno e de ótimo comportamento, têm 13 anos, é tímido, torcedor fanático do Flamengo e tem uma vida agitada, faz cursos de inglês, natação e informática, além de participar do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista”, explicou.
O objetivo do I Concurso de Redação do Senado Federal foi incentivar entre os estudantes do ensino fundamental o sentimento cívico e o exercício da cidadania, envolvendo-os na comemoração ao Dia da Bandeira. O resultado oficial ainda não foi divulgado, mas as escolas vencedoras já foram informadas. A premiação acontecerá durante a cerimônia do Dia da Bandeira, no Palácio do Congresso Nacional (DF), no dia 19 de novembro, às 12h.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial