Reunião no gabinete de Ademar Devens define limpeza na boca da Barra

A pescaria na Barra do Riacho está garantida. Para limpar o assoreamento da boca da Barra e normalizar o trabalho dos pescadores artesanais do distrito, a Prefeitura de Aracruz vai manter o equipamento de sucção no local até que o estudo para a solução definitiva esteja concluído. A draga, que foi deslocada até o local na sexta-feira (10), vai tirar o excesso de areia do canal que liga o rio Riacho ao mar e cavar o calado necessário para a passagem das embarcações.
A decisão foi tomada ontem pela manhã, em reunião no gabinete do prefeito. Ademar Devens agendou o encontro para formular um acordo entre os pescadores e as empresas que utilizam o porto. Além de Câmara Municipal, associação e cooperativa dos pescadores, também estavam presentes representantes das empresas Aracruz Celulose, Portocel e Norsul.
A medida é paliativa, mas resolve o problema dos pescadores, já que a porta para o mar ficará aberta. De acordo com Devens, o estudo para resolver definitivamente essa questão já está a caminho. “Já temos propostas feitas para realizar a análise e executar a obra. Precisamos ouvir mais algumas para comparar preço, mas já estamos autorizados a contratar”, disse.
O estudo vai definir a melhor forma de construir um enroncamento na Barra para conter as águas e manter a passagem dos barcos liberada permanentemente. Como se trata de uma análise da movimentação dos sedimentos do fundo para traçar a trajetória da maré e encontrar o melhor local para levantar a barreira, o trabalho é demorado e leva de 08 a 12 meses para ser concluído.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena